Controle sanitário do reúso de dispositivos médicos de uso único: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269X.01402

Palavras-chave:

Equipamentos Médicos, Dispositivos Médicos, Processamento, Regulação

Resumo

Introdução: O reúso de dispositivos médicos de uso único é uma realidade mundial e envolve questões técnicas, éticas, econômicas e ambientais. Objetivo: Analisar o controle sanitário do reúso de dispositivos de uso único, exercido pela vigilância sanitária (Visa) em alguns estados brasileiros. Método: Estudo descritivo, de casos múltiplos, constituído pelas Visa de alguns estados brasileiros, que aceitaram participar do estudo. Resultados: As vigilâncias estudadas não fazem planejamento das ações de controle sanitário dos serviços de saúde, nem do reúso de produtos de uso único; tampouco utilizam algum método de avaliação dessas práticas e capacitação específica de seus profissionais. Desconhecem a situação do reúso de produtos de uso único nos hospitais de grande porte dos seus respectivos estados. Conclusões: Os dados indicam que o reúso de produtos de uso único tem implicações para o controle sanitário a ser exercido pelo Estado e que a relevância da problemática requer ações de planejamento, sistematização e monitoramento, bem como qualificação dos profissionais de Visa para a efetiva prevenção de danos relacionados ao reúso desses dispositivos. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ediná Alves Costa, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

    Possui Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (1982) e Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (1973). É membro fundador do Grupo Temático de Vigilância Sanitária da Abrasco (GTVisa/Abrasco) e coordenou este GT no período de 2009 a 2011. Foi representante da Comunidade Científica no Conselho Consultivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e é membro de sua Câmara Técnica de Pesquisa e Educação. É professora associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), coordena o Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Cooperação Técnica em Vigilância Sanitária e o Centro Colaborador em Vigilância Sanitária no ISC/UFBA. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: vigilância sanitária, política de saúde e direito sanitário.

  • Eliana Auxiliadora Magalhães Costa, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, BA, Brasil

    Possui formação em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (1983), Doutorado e Pós-doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Organização de Serviços de Saúde ( Universidade Federal da Bahia) e Especialista em Controle de Infecção Hospitalar (FIOCRUZ - RJ. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências da Vida, da Universidade do Estado da Bahia. Membro do Serviço Especializado em Controle de Infecção Hospitalar. Pesquisadora da área de Tecnologias em Saúde, especificamente reuso e reprocessamento de dispositivos médicos de uso único. Expertise em Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, Segurança do paciente, Vigilância Sanitária e Controle Sanitário de Serviços de Saúde. 

Publicado

2020-05-28

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Controle sanitário do reúso de dispositivos médicos de uso único: um estudo de caso. (2020). Vigilância Sanitária Em Debate , 8(2), 106-112. https://doi.org/10.22239/2317-269X.01402

Artigos Semelhantes

21-30 de 155

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)