Integração ensino e serviço no contexto da pandemia de COVID-19: relato de experiência da práxis dos residentes sanitaristas na vigilância epidemiológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269x.01771

Palavras-chave:

Monitoramento Epidemiológico; Coronavirus; Pandemias; Boletins Informativos

Resumo

Introdução: Inicialmente identificada na cidade de Wuhan, na China em 2019, a Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) demonstrou-se com um alto poder de disseminação. Devido à potencialidade de contágio, a Organização Mundial da Saúde recomendou aos países medidas de isolamento para evitar aglomerações e diminuir a incidência de casos. Vitória de Santo Antão, município localizado próximo à Região Metropolitana de Recife, neste contexto requereu imprescindivelmente uma atuação da vigilância epidemiológica para elaborar ações e estratégias de contingência nesse cenário sanitário pandêmico. Objetivo: Relatar a experiência dos residentes sanitaristas na atuação no setor da vigilância epidemiológica durante o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Método: Relato de experiência realizado pelos residentes sanitaristas do Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde para fortalecimento da vigilância epidemiológica no enfrentamento da pandemia no município de Vitória de Santo Antão. Resultados: Foram criados dois formulários via Google Forms com o objetivo de registrar e acompanhar os casos de síndrome gripal, síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e COVID-19 no município. Foi adotada pelo setor de vigilância em saúde a criação de boletins epidemiológicos diários para divulgação dos dados, apresentando as informações mais pertinentes obtidas a partir do monitoramento dos casos de síndrome gripal, SRAG e COVID-19 da população local, sempre comparando com o cenário estadual e federal. Conclusões: O cenário de pandemia suscitou uma readequação das atividades dos residentes, ao imprimir sobre esses o desafio de se adequar a um novo contexto epidemiológico, gerando um olhar sobre as necessidades dos territórios e do seu processo de aprendizagem e fortalecendo as ações de vigilância durante o cenário de pandemia.

Biografia do Autor

  • Isaac Newton Machado Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

    Graduado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, Residente no Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde- CAV/UFPE.

  • Aline Vanessa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

    Graduada em Saúde Coletiva pelo Centro Academico de Vitoria-CAV/UFPE, Residente no Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde- CAV/UFPE.

  • Shirlley Jackllanny Martins de Farias, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

    Graduada em Saúde Coletiva pelo Centro Academico de Vitoria-CAV/UFPE, Residente no Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde- CAV/UFPE.

  • Maria Heloisa Moura de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

    Nutricionista graduada pelo Centro Acadêmico de Vitória-CAV/UFPE, Residente no Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde-CAV/UFPE.

  • Andreza Amanda de Araujo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

    Enfermeira graduada pelo Centro Acadêmico de Vitoria-CAV/UFPE, Residente do Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização da Atenção à Saúde-CAV/UFPE

  • Thayná Menezes Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

    Nutricionísta graduada pelo Centro Acadêmico de Vitória-CAV/UFPE, Residente no Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização da Atenção à Saúde-CAV/UFPE

  • Diego Francisco da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

    Profissional de Educação Física graduado pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Residente do Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização da Atenção à Saúde-CAV/FPE

  • Antônio Flaudiano Bem Leite, Prefeitura Municipal da Vitoria de Santo Antão, Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

    Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Mestre em Ciência e Especialista  em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ-Pernambuco/MS, Gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Vitoria de Santo Antão.

  • Fabiana de Oliveira Silva Sousa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

    Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE.. Doutora em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM) e Professora adjunta do curso de Saúde Coletiva do Centro Acadêmico de Vitória (UFPE)

Publicado

2021-02-26

Edição

Seção

COVID-19/SARS-CoV-2 Relato de Experiência

Como Citar

Integração ensino e serviço no contexto da pandemia de COVID-19: relato de experiência da práxis dos residentes sanitaristas na vigilância epidemiológica. (2021). Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 9(1), 55-60. https://doi.org/10.22239/2317-269x.01771

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