Serious game – para boas práticas em odontologia

Autores

  • Maria Lúcia Bezerra Feitosa Núcleo de Telessaúde de Alagoas (SESAU), Secretaria de Estado da Saúde, Maceió, AL
  • Márcia Maria Pereira Rendeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Ana Emília Figueiredo de Oliveira Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), São Luís, MA

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269X.01139

Palavras-chave:

Jogos Experimentais, Controle de Infecção, Odontologia, Riscos Ocupacionais

Resumo

Introdução: O uso de tecnologia educacional sobre biossegurança pode constituir uma estratégia inovadora e interativa que proporciona conhecimentos a respeito de assuntos específicos e processos de trabalho. Objetivo: Desenvolver um jogo educacional do tipo quiz sobre biossegurança em odontologia; construir e validar de forma pedagógica e técnica os 60 itens avaliativos a serem incorporados ao sistema. Método: O estudo foi organizado em diversas etapas: elaboração do projeto didático-pedagógico, desenvolvimento do game, elaboração dos 60 itens avaliativos e validação do conteúdo por dois profissionais da área pedagógica e cinco com expertise na área de biossegurança. Resultados: Os resultados da avaliação pedagógica possibilitaram que as questões do game fossem ajustadas conforme critérios pedagógicos. Os resultados da avaliação técnica foram obtidos utilizando o Índice de Validação de Conteúdo (IVC), sendo superiores a 80% para os critérios de clareza textual, relevância prática, adequação ao público e tempo de resposta das questões. Conclusões: De acesso aberto e gratuito, o jogo educacional poderá ser utilizado como uma ferramenta do conhecimento em biossegurança, em resposta à demanda contínua de alunos e profissionais em busca da democratização da informação.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Bezerra Feitosa, Núcleo de Telessaúde de Alagoas (SESAU), Secretaria de Estado da Saúde, Maceió, AL

Inspetoria de serviços de saúde

Mestranda em Telemedicina e Telessaúde

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Feitosa, M. L. B., Rendeiro, M. M. P., & Oliveira, A. E. F. de. (2018). Serious game – para boas práticas em odontologia. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 6(4), 71–78. https://doi.org/10.22239/2317-269X.01139

Edição

Seção

Relato de Experiência