Pesquisa de endotoxinas em água de hemodiálise

  • Sonia Aparecida Viana Câmara Faculdade Unigran Capital, Campo Grande, MS http://orcid.org/0000-0001-8488-009X
  • Ariana Novaes da Silva Pivetta Faculdade Unigran Capital, Campo Grande, MS
  • Gabriela Hatsuko Mendes Uehara Faculdade Unigran Capital, Campo Grande, MS
Palavras-chave: Insuficiência Renal Crônica, Endotoxinas, Água para Diálise, Vigilância em Saúde Pública

Resumo

Introdução: A doença renal crônica caracteriza-se pela perda da função dos rins levando a um desequilíbrio funcional, fisiológico e biológico. Um dos tratamentos necessários ao paciente renal crônico é a hemodiálise onde a qualidade da água é de fundamental importância para reduzir riscos aos pacientes. Através da Resolução RDC nº 11, de 13 março de 2014, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu a pesquisa de endotoxinas, cuja contaminação por via venosa poderá causar vários agravos à saúde dos pacientes. Objetivo: Identificar endotoxinas em água purificada para hemodiálise. Método: Trata-se de um estudo transversal descritivo quantitativo para verificação da presença de endotoxinas em 126 amostras de água, coletadas em dois pontos (pós-osmose reversa e sala de reúso) nas seis clínicas de terapia renal substitutiva, pela Vigilância Sanitária Estadual, analisadas no LACEN, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, 2016. Resultados: Das 68 amostras de água coletadas após o processo de osmose reversa, três (4,41%) e das 58 amostras coletadas na sala de reúso, seis (10,34%) apresentaram resultados de endotoxinas acima do valor permitido pela legislação (0,25 EU\mL). Conclusões: Os resultados encontrados indicam comprometimento da membrana do processo de osmose reversa e, ou presença de biofilme nas tubulações, ineficácia do processo de limpeza do reservatório, tubulações, e desinfecção das máquinas.

Biografia do Autor

Sonia Aparecida Viana Câmara, Faculdade Unigran Capital, Campo Grande, MS

PROFESSORA DOUTORA

DEPARTAMENTO DE SAÚDE

CURSO: BIOMEDICINA E FARMÁCIA

DISCIPLINAS: BIOQUÍMICA BÁSICA, BIOQUÍMICA CLÍNICA I, II, FARMACOLOGIA, MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS, BROMATOLOGIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.

Publicado
2018-11-30
Como Citar
Câmara, S., Pivetta, A., & Uehara, G. (2018). Pesquisa de endotoxinas em água de hemodiálise. Vigilância Sanitária Em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, 6(4), 42-46. https://doi.org/10.22239/2317-269x.01158
Seção
Artigo