Análise do debate sobre alimentos transgênicos no Congresso Nacional

Autores

  • Maria Clara Coelho Camara
  • Maria Cristina Rodrigues Guilam Pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH) da Escola Nacional de Saúde Pública-Fundação Oswaldo Cruz
  • Rubens Onofre Nodari Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Fitotecnia.

DOI:

https://doi.org/10.3395/vd.v1n1.12

Palavras-chave:

Organismo Geneticamente Modificado, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Transgênicos

Resumo

Este estudo teve o objetivo de analisar o debate sobre os alimentos geneticamente modificados no Congresso Nacional. Para tanto, como objeto de estudo, recorreu-se aos discursos dos senadores e deputados no período de janeiro de 2003 a dezembro de 2008, disponíveis nos sites do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Tais discursos foram metodologicamente trabalhados pela técnica de Análise de Conteúdo, modalidade análise temática, que busca os núcleos de sentidos dos textos. Como principais resultados, observa-se que questões como a ausência de bases científi cas para tomada de decisões, as competências da CTNBio, os interesses econômicos na adoção dos transgênicos e a junção dos debates sobre células-tronco e Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) numa mesma lei são temas recorrentes nos discursos. Conclui-se que tal tema gera, entre os parlamentares, polêmica semelhante àquela identificada na população em geral, incluindo a comunidade científica, o que contribui para a permanência de um alto grau de incerteza quanto à utilização dos OGMs.

Biografia do Autor

Maria Clara Coelho Camara

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2007) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2012). Atualmente é assistente administrativo da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública.

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

Camara, M. C. C., Guilam, M. C. R., & Nodari, R. O. (2013). Análise do debate sobre alimentos transgênicos no Congresso Nacional. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 1(1), 25–33. https://doi.org/10.3395/vd.v1n1.12

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)