Fatores que influenciam no repasto sanguíneo de mosquitos de importância médica: um levantamento bibliográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269X.01254

Palavras-chave:

Culicidae, Sangue, Preferência, Prevenção

Resumo

Introdução: Os mosquitos pertencentes à família Culicidae reúnem espécies vetoras de arbovírus e causam grande incômodo às populações humanas, devido aos hábitos hematófagos das fêmeas e à transmissão de doenças como dengue, febre amarela, zika, chikungunya e malária. Objetivo: Analisar, por meio de um levantamento bibliográfico, os fatores envolvidos na preferência sanguínea por parte dos mosquitos, além dos principais estudos que discutem esta temática. Método: O levantamento foi realizado nos bancos de dados PubMed, Google Acadêmico e SciELO, nos idiomas português, inglês e espanhol, selecionando artigos publicados entre os anos de 2004 a 2018, período que reuniu o estudo mais antigo até o mais atual encontrado nas buscas sobre o tema. Resultados: Dos estudos analisados, 13 artigos que apresentaram relação com o tema foram selecionados. Neles foi demonstrado que, em diferentes partes do mundo, os principais fatores responsáveis pela preferência sanguínea são: o odor, os fatores genéticos, o sistema ABO, a disponibilidade de hospedeiros no local e o feromônio produzido pelas fêmeas que atrai outros indivíduos ao sítio. Conclusões: A existência de diferentes fatores que influenciam na preferência dos mosquitos por sangue humano é um fato e, apesar disso, o tema ainda carece de análises mais conclusivas. Assim, o conhecimento dos fatores envolvidos poderá ser utilizado principalmente na prevenção de doenças transmitidas por mosquitos.

Biografia do Autor

  • Camila Monteiro Francisco, Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), São Paulo, SP, Brasil

    Bacharel em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP),e atualmente é Mestranda na disciplina de Biologia do Desenvolvimento, Departamento de Morfologia e Genética (UNIFESP - EPM).

  • Wémeson Ferreira da Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), São Paulo, SP, Brasil

    Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-SP), onde atuou como monitor e aluno de Iniciação Científica no Laboratório de Impacto Ambiental e Histopatologia (LIAH). Realizou o Mestrado e o Doutorado em Ciências pelo Departamento de Morfologia e Genética (Área de concentração - Histologia e Biologia Estrutural) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Na área de ensino, tem experiência no uso de diferentes metodologias ativas, para o ensino presencial e à distância. Em pesquisa, atua em estudos envolvendo análise morfológica, citoquímica, histoquímica, imunohistoquímica e ultraestrutural de células do sangue e tecidos. Atualmente leciona para os Cursos de Graduação da área da saúde do UNASP-SP e coordena o LIAH, onde mantém um programa de Iniciação Científica e estágio.

Publicado

2019-08-29

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Fatores que influenciam no repasto sanguíneo de mosquitos de importância médica: um levantamento bibliográfico. (2019). Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 7(3), 60-65. https://doi.org/10.22239/2317-269X.01254

Artigos Semelhantes

1-10 de 103

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.