Implantação de dois modelos de programas computacionais para vigilância e detecção de erros em prescrições na produção de nutrição parenteral em uma farmácia de manipulação especializada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269x.01264

Palavras-chave:

Prescrição Eletrônica, Produção, Nutrição Parenteral, Alerta

Resumo

Introdução: Os erros envolvendo a prescrição de medicamentos são frequentes na área da saúde, causando eventos adversos em pacientes hospitalizados e perdas econômicas no processo produtivo. A verificação das prescrições possui grande importância na vigilância e prevenção de erros, que devem ser elaboradas de forma completa e legível. Objetivo: Analisar os resultados da implantação de dois programas computacionais: o Microsoft® Excel para Mac Versão 15.27, para elaboração de prescrição eletrônica, disponibilizada para o médico prescritor, e o Enterprise Resource Planning, para os alertas de erros na linha de produção de nutrições parenterais, no período de 2006 a 2015. Método: Estudo de caso, realizado por meio de um levantamento longitudinal de dados primários, de natureza exploratória e descritiva, com observação participante na implantação dos programas computacionais em uma farmácia de manipulação especializada. Resultados: No ano de 2015, 39,5% das prescrições foram enviadas por meio de fax ou e-mail, porém para tais prescrições recebidas o número de Ocorrências de Erros Potenciais (OEP) foi de 97,9%. Conclusões: O programa computacional de produção demonstrou ser uma importante ferramenta de qualidade, principalmente na produção de NP para recém-nascidos, visto que identificou a prevalência de alertas de erros em prescrições, na proporção de 1,7 alerta para cada prescrição elaborada.

Biografia do Autor

Deivid Nogueira Rafael, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil

Mestre em Administração e Engenheiro com experiência em indústrias de ciências da vida nos departamentos de Validação atuando com qualificação de equipamentos, utilidades e sistemas e Engenharia e Manutenção, atuando nas áreas de instrumentação, automação industrial e planejamento.

Simone Aquino, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil

Médica veterinária sanitarista pela FSP-USP, especialista em VISA. Mestrado e Doutorado pelo IPEN USP. Professora doutora do Programa de Mestrado Profissional em Administração da UNINOVE em Gestão de Saúde e Gestão Ambiental.

Publicado

2019-06-03

Como Citar

Rafael, D. N., & Aquino, S. (2019). Implantação de dois modelos de programas computacionais para vigilância e detecção de erros em prescrições na produção de nutrição parenteral em uma farmácia de manipulação especializada. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 7(2), 9–17. https://doi.org/10.22239/2317-269x.01264

Edição

Seção

Artigo