Implantação de dois modelos de programas computacionais para vigilância e detecção de erros em prescrições na produção de nutrição parenteral em uma farmácia de manipulação especializada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269x.01264

Palavras-chave:

Prescrição Eletrônica, Produção, Nutrição Parenteral, Alerta

Resumo

Introdução: Os erros envolvendo a prescrição de medicamentos são frequentes na área da saúde, causando eventos adversos em pacientes hospitalizados e perdas econômicas no processo produtivo. A verificação das prescrições possui grande importância na vigilância e prevenção de erros, que devem ser elaboradas de forma completa e legível. Objetivo: Analisar os resultados da implantação de dois programas computacionais: o Microsoft® Excel para Mac Versão 15.27, para elaboração de prescrição eletrônica, disponibilizada para o médico prescritor, e o Enterprise Resource Planning, para os alertas de erros na linha de produção de nutrições parenterais, no período de 2006 a 2015. Método: Estudo de caso, realizado por meio de um levantamento longitudinal de dados primários, de natureza exploratória e descritiva, com observação participante na implantação dos programas computacionais em uma farmácia de manipulação especializada. Resultados: No ano de 2015, 39,5% das prescrições foram enviadas por meio de fax ou e-mail, porém para tais prescrições recebidas o número de Ocorrências de Erros Potenciais (OEP) foi de 97,9%. Conclusões: O programa computacional de produção demonstrou ser uma importante ferramenta de qualidade, principalmente na produção de NP para recém-nascidos, visto que identificou a prevalência de alertas de erros em prescrições, na proporção de 1,7 alerta para cada prescrição elaborada.

Biografia do Autor

  • Deivid Nogueira Rafael, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil

    Mestre em Administração e Engenheiro com experiência em indústrias de ciências da vida nos departamentos de Validação atuando com qualificação de equipamentos, utilidades e sistemas e Engenharia e Manutenção, atuando nas áreas de instrumentação, automação industrial e planejamento.

  • Simone Aquino, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil

    Médica veterinária sanitarista pela FSP-USP, especialista em VISA. Mestrado e Doutorado pelo IPEN USP. Professora doutora do Programa de Mestrado Profissional em Administração da UNINOVE em Gestão de Saúde e Gestão Ambiental.

Publicado

2019-06-03

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Implantação de dois modelos de programas computacionais para vigilância e detecção de erros em prescrições na produção de nutrição parenteral em uma farmácia de manipulação especializada. (2019). Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 7(2), 9-17. https://doi.org/10.22239/2317-269x.01264

Artigos Semelhantes

1-10 de 214

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.