Contaminação ambiental: influência da sazonalidade na ocorrência de geo-helmintos em área pública de Fortaleza, Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269X.01333

Palavras-chave:

Saúde Pública, Zoonoses, Solo, Parasitos, Estações Seca e Chuvosa

Resumo

Introdução: A contaminação de locais públicos por formas infectantes de parasitos zoonóticos constitui um grave problema de saúde pública a nível mundial. Um elevado número de animais errantes, a sazonalidade e a antropização do ambiente são elementos importantes na disseminação destas infecções parasitárias. Objetivo: O presente estudo avaliou a influência da sazonalidade na contaminação do solo em uma área pública na cidade de Fortaleza, Ceará, por dois gêneros de geo-helmintos (Toxocara spp. e Ancylostoma spp.). Método: Um total de 480 amostras de solo foi coletado em uma área pública, correspondendo a 240 amostras durante a estação seca e 240 amostras na estação chuvosa na cidade de Fortaleza, as quais foram processadas e analisadas individualmente pelos métodos de Rugai e Willis. Resultados: Um alto índice de contaminação parasitária nas amostras de solo analisadas (82,5%) foi evidenciado. A comparação sazonal da contaminação mostrou uma diferença significativa (p < 0,05) entre a porcentagem de amostras contaminadas no período de estiagem (96,7%) e as amostras do período chuvoso (68,3%). Na análise microscópica, observou-se uma predominância de ovos de Toxocara spp. e Ancylostoma spp. Conclusões: Os resultados demostraram um grau elevado de contaminação parasitária do solo influenciada pelos índices pluviométricos da área estudada.

Biografia do Autor

Maria Verônyca Coelho Melo, Centro Universitário Christus (Unichristus), Fortaleza, CE, Brasil

Membro do corpo editorial da Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde (Nutrivisa/2014). Possui graduação em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará (1997), e graduação em Enfermagem Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem, pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) (2004), Especialização em Enfermagem Médico- Cirúrgica, pela Universidade Estadual do Ceará (1999). Doutorado em Biotecnologia (RENORBIO) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Tem atuado como professora e orientadora nos Programas de pós-graduação em Vigilância Sanitária de Alimentos, Universidade Estadual do Ceará, e pós-graduação em Ciências de Alimentos. Tem atuado também como orientadora do programa de Pós-Graduação de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil ? UAB da Universidade Estadual do Ceará ? UECE. Tem experiência nas seguintes áreas: Microbiologia, Biotecnologia, Parasitologia e, Helmintologia. Enfermagem com ênfase principalmente nos seguintes temas: enfermagem, assistência em enfermagem, diagnóstico, saúdo da criança e do adolescente hospitalizado.

Sérgio Marcelo Rodriguez-Málaga, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil

Possui graduação em Tecnología Médica - Universidad de Antofagasta (1997), Mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001) e Doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo no período de 2006-2009. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: anticorpos, biologia molecular e proteínas.

Deidiane Rodrigues de Sousa Cruz, Centro Universitário Christus (Unichristus), Fortaleza, CE, Brasil

Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Christus do Ceará (2018). Eixos de Pesquisa: Saúde da Criança, Saúde da Mulher e Estomas e Feridas.

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Melo, M. V. C., Oliveira, T. R., Rodriguez-Málaga, S. M., Cruz, D. R. de S., & Jonas, J. M. (2020). Contaminação ambiental: influência da sazonalidade na ocorrência de geo-helmintos em área pública de Fortaleza, Ceará. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 8(1), 80–85. https://doi.org/10.22239/2317-269X.01333

Edição

Seção

Artigo