Saneamento, dengue e demandas sociais na maior favela do Estado do Rio de Janeiro: a Rocinha

Autores

  • Rodrigo Machado Vilani Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Carlos José Saldanha Machado Fundação Oswaldo Cruz
  • Érica Tavares da Silva Rocha Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.3395/vd.v2n3.163

Palavras-chave:

Dengue, Rio de Janeiro, Rocinha, Vigilância Sanitária e Ambiental, Cidade Sustentável

Resumo

Há quatro décadas a ocupação do espaço urbano periférico no Brasil vem sendo estudada de forma intensa, principalmente nas grandes cidades. Nos espaços ocupados pela população de baixa renda a falta de infraestrutura básica contribui para uma qualidade sanitária precária, refletindo na proliferação daqueles animais indesejáveis que se adaptaram a viver junto ao homem, como o mosquito transmissor da dengue. A cidade do Rio de Janeiro vem tendo ciclos epidêmicos anuais desde 1987, sendo o quinto deles em 2012, com mais de 184 mil casos da doença e 42 óbitos. O objetivo do presente trabalho é discutir as contradições na definição das políticas públicas e seu afastamento da situação sanitária da maior favela da cidade do Rio de Janeiro, a Rocinha. A partir de pesquisa documental e análise de dados, adotou-se uma abordagem pautada sobre a proposta de construção de uma cidade susten-tável, conforme estabelece a Lei 10.257/2001 – o Estatuto da Cidade. Conclui-se afirmando que o risco sanitário e ambiental a que a população permanece exposta deve ser tratado prioritariamente, ensejando esforços de vigilância sanitária, esgotamento e conscientização por se tratar de uma solicitação não apenas de grupos de moradores, mas de um direito, o direito à cidade sustentável, oficial, inclusiva, igualitária e participativa.

Biografia do Autor

Rodrigo Machado Vilani, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Professor colaborador do Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades (UCAM-Campos)

Carlos José Saldanha Machado, Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e Professor dos Programas de Pós-Graduação em Biodiversidade e Saúde (IOC/Fiocruz), Informação e Comunicação em Saúde (ICICT/Fiocruz) e em Meio Ambiente (PPG-MA/UERJ)

Érica Tavares da Silva Rocha, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Planejamento Urbano e Regional
Professora do Departamento de Ciências Sociais da UFF/Campos

Downloads

Publicado

2014-08-28

Como Citar

Vilani, R. M., Machado, C. J. S., & Rocha, Érica T. da S. (2014). Saneamento, dengue e demandas sociais na maior favela do Estado do Rio de Janeiro: a Rocinha. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 2(3), 18–29. https://doi.org/10.3395/vd.v2n3.163

Edição

Seção

Artigo