Integração ensino e serviço no contexto da pandemia de COVID-19: relato de experiência da práxis dos residentes sanitaristas na vigilância epidemiológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269x.01771

Palavras-chave:

Monitoramento Epidemiológico; Coronavirus; Pandemias; Boletins Informativos

Resumo

Introdução: Inicialmente identificada na cidade de Wuhan, na China em 2019, a Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) demonstrou-se com um alto poder de disseminação. Devido à potencialidade de contágio, a Organização Mundial da Saúde recomendou aos países medidas de isolamento para evitar aglomerações e diminuir a incidência de casos. Vitória de Santo Antão, município localizado próximo à Região Metropolitana de Recife, neste contexto requereu imprescindivelmente uma atuação da vigilância epidemiológica para elaborar ações e estratégias de contingência nesse cenário sanitário pandêmico. Objetivo: Relatar a experiência dos residentes sanitaristas na atuação no setor da vigilância epidemiológica durante o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Método: Relato de experiência realizado pelos residentes sanitaristas do Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde para fortalecimento da vigilância epidemiológica no enfrentamento da pandemia no município de Vitória de Santo Antão. Resultados: Foram criados dois formulários via Google Forms com o objetivo de registrar e acompanhar os casos de síndrome gripal, síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e COVID-19 no município. Foi adotada pelo setor de vigilância em saúde a criação de boletins epidemiológicos diários para divulgação dos dados, apresentando as informações mais pertinentes obtidas a partir do monitoramento dos casos de síndrome gripal, SRAG e COVID-19 da população local, sempre comparando com o cenário estadual e federal. Conclusões: O cenário de pandemia suscitou uma readequação das atividades dos residentes, ao imprimir sobre esses o desafio de se adequar a um novo contexto epidemiológico, gerando um olhar sobre as necessidades dos territórios e do seu processo de aprendizagem e fortalecendo as ações de vigilância durante o cenário de pandemia.

Biografia do Autor

Isaac Newton Machado Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

Graduado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, Residente no Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde- CAV/UFPE.

Aline Vanessa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

Graduada em Saúde Coletiva pelo Centro Academico de Vitoria-CAV/UFPE, Residente no Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde- CAV/UFPE.

Shirlley Jackllanny Martins de Farias, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

Graduada em Saúde Coletiva pelo Centro Academico de Vitoria-CAV/UFPE, Residente no Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde- CAV/UFPE.

Maria Heloisa Moura de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

Nutricionista graduada pelo Centro Acadêmico de Vitória-CAV/UFPE, Residente no Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde-CAV/UFPE.

Andreza Amanda de Araujo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

Enfermeira graduada pelo Centro Acadêmico de Vitoria-CAV/UFPE, Residente do Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização da Atenção à Saúde-CAV/UFPE

Thayná Menezes Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

Nutricionísta graduada pelo Centro Acadêmico de Vitória-CAV/UFPE, Residente no Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização da Atenção à Saúde-CAV/UFPE

Diego Francisco da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

Profissional de Educação Física graduado pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Residente do Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização da Atenção à Saúde-CAV/FPE

Antônio Flaudiano Bem Leite, Prefeitura Municipal da Vitoria de Santo Antão, Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Mestre em Ciência e Especialista  em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ-Pernambuco/MS, Gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Vitoria de Santo Antão.

Fabiana de Oliveira Silva Sousa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil

Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE.. Doutora em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM) e Professora adjunta do curso de Saúde Coletiva do Centro Acadêmico de Vitória (UFPE)

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Publicado

2021-02-26

Como Citar

Bezerra, I. N. M., Silva, A. V. da, Farias, S. J. M. de, Oliveira, M. H. M. de, Araujo, A. A. de, Santos, T. M., Silva, D. F. da, Leite, A. F. B., & Sousa, F. de O. S. (2021). Integração ensino e serviço no contexto da pandemia de COVID-19: relato de experiência da práxis dos residentes sanitaristas na vigilância epidemiológica. Vigilância Sanitária Em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa Em Debate, 9(1), 55-60. https://doi.org/10.22239/2317-269x.01771

Edição

Seção

COVID-19/SARS-CoV-2 Relato de Experiência