Previsões de máximo de casos confirmados e óbitos de COVID-19 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269x.01774Palavras-chave:
Previsão; Coronavírus; COVID-19; GompertzResumo
Introdução: A COVID-19 teve início em dezembro de 2019 na China e em fevereiro de 2020 no Brasil. Até 29 de agosto de 2020, o Brasil possuía 3.717.156 casos confirmados (60,6% do total da América e 15,0% do total mundial) e 117.665 óbitos (59,4% do total da América e 14,0% do total mundial), ocupando o segundo lugar no mundo. Objetivo: Estimar limites máximos para os quantitativos de casos confirmados e óbitos por COVID-19 no Brasil. Método: A estimativa dos máximos de casos confirmados e óbitos foi realizada através da aplicação de regressão não linear com ajuste da função Gompertz aos dados de COVID-19 registrados até final de agosto de 2020. Resultados: Como resultados foram obtidos máximo de 7.189.300 casos confirmados, com 95,0% do máximo atingidos em fevereiro 2021 e 164.810 óbitos, com 95,0% do máximo atingidos em dezembro 2020. Conclusões: Essas previsões expressam a tendência da evolução temporal dos dados notificados de COVID-19 pelo Our World in Data. Eles não consideram a subnotificação no número de contaminados e de óbitos, tendo em conta a limitada capacidade de testagem da população e a existência de contaminados assintomáticos não contabilizados. Estes fatores somados ao relaxamento descontrolado das medidas preventivas individuais e do distanciamento social poderão ter um efeito significativos nas previsões do modelo matemático usado neste trabalho e no entendimento da transmissão do vírus no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.