Ações desenvolvidas por gerências de risco hospitalar na vigilância pós-comercialização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269X.01909

Palavras-chave:

Vigilância em Saúde Pública; Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Gestão de Riscos; Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde; Vigilância de Produtos Comercializados

Resumo

Introdução: A qualidade insatisfatória e questionável de alguns produtos comercializados para a assistência à saúde constitui um dos problemas enfrentados pelas instituições hospitalares. Alguns hospitais contam com a gerência de risco e fazem parte da Rede Sentinela, implantada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para enfrentar esse problema. Objetivo: Analisar as ações desenvolvidas por gerências de risco hospitalares na vigilância pós-comercialização. Método: Estudo de casos múltiplos, com abordagem qualitativa, composto por quatro instituições hospitalares públicas integrantes da Rede Sentinela, em Florianópolis, Santa Catarina. Os dados foram coletados por meio de triangulação, com as técnicas de entrevista semiestruturada, observação direta não participante e pesquisa documental, no período de fevereiro a junho de 2017. A análise dos dados ocorreu por meio da síntese cruzada dos casos, da qual emergiram duas categorias: a estrutura organizacional da gerência de risco e as ações desenvolvidas pela gerência de risco. Resultados: Entre as similaridades nas ações realizadas pela gerência de risco hospitalar estavam o estímulo à notifcação, a investigação das notifcações, o feedback sobre a notifcação e a capacitação dos profssionais sobre a temática. Entre os principais contrastes encontrou-se a estrutura organizacional da gerência de risco em cada instituição e o processo de comunicação interna dos riscos. Conclusões: Entre as ações desenvolvidas, destaca-se o encaminhamento das notifcações para a Anvisa, via o sistema Notivisa. Essa ação é fundamental para que a agência realize a vigilância sanitária dos produtos utilizados na assistência à saúde na fase pós-comercialização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcia Danieli Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

    Enfermeira. Especialista em Enfermagem - Centro Cirúrgico e CME/SRPA (2015). Egressa do programa de residência em Gerência de Serviços de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (2016), onde desenvolveu atividades de assistência direta ao paciente e em setores gerenciais. Possui mestrado em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é doutoranda do programa. Integrante do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação de Enfermagem e Saúde (GEPADES/UFSC).

  • Selma Regina de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

    Enfermeira, especialista em Saúde Coletiva, mestre em Administração (área de concentração: Política e Planejamento Governamental), doutora em Enfermagem (área de concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando como docente voluntária do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC e editora colaboradora da Revista Texto & Contexto Enfermagem. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação de Enfermagem e Saúde (GEPADES). Atuou junto ao Mestrado Profissional em Gestão do Cuidado em Enfermagem da UFSC no período 2011-2014. Coordenou o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde na área da Vigilância em Saúde (PET/VS) na UFSC, período 2013-2015. Subcoordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC no período 2011-2013. Coordenadora do projeto institucional vinculado ao Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE). Exerceu a função de Enfermeira de Gestão em Saúde (1987-2009) e atuou nos cargos de Gerente de Descentralização de Unidades Ambulatoriais (1992-1994), Diretora de Inspeção e Assistência à Rede de Saúde (1998), Gerente de Planejamento em Saúde (1999-2002), Coordenadora do Núcleo de Gestão do Pacto pela Saúde (2007-2009), junto à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Foi professora do Curso de Graduação em Enfermagem (2000-2009) e do Curso de Mestrado Profissional Saúde e Gestão do Trabalho (2007-2008) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Publicado

2021-11-30

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Ações desenvolvidas por gerências de risco hospitalar na vigilância pós-comercialização. (2021). Vigilância Sanitária Em Debate , 9(4), 66-73. https://doi.org/10.22239/2317-269X.01909