Perfil e atuação dos profissionais atuantes na Vigilância em Saúde e na Atenção Primária em Saúde na I Gerência Regional de Saúde do estado de Pernambuco
Vigil Sanit Debate, Rio de Janeiro, 2023, v.11: e02047 | Publicado em: 27/02/2023
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269x.02047Palavras-chave:
Atenção Primária em Saúde, Educação Permanente, Sistema Único de SaúdeResumo
Introdução: A integração entre os setores de Vigilância em Saúde e Atenção Primária em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) constitui condição essencial para o alcance de resultados que atendam às necessidades de saúde da população. Objetivos: Traçar o perfil da formação dos profissionais de saúde e da atuação integrada entre Vigilância em Saúde e Atenção Primária em Saúde na I Gerência Regional de Saúde (I GERES) do estado de Pernambuco. Método: Foi realizado um estudo epidemiológico observacional descritivo quantitativo, com uso do método de pesquisa de survey de forma corte-transversal (cross-sectional). Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, aplicados aos profissionais de saúde de nível superior que atuam na área de Vigilância em Saúde, contendo questões abertas e fechadas sobre as seguintes variáveis: formação, atuação, vínculo profissional e ações integradas. Resultados: Entre os 381 profissionais entrevistados, 19,16% (73/381) atuavam na Vigilância Sanitária, enquanto apenas 1,84% atuavam na vigilância em saúde do trabalhador. Entre os 381 participantes, 50,39% possuíam vínculo efetivo e 97,11% participaram de capacitações. Em relação às atividades integradas entre a Vigilância em Saúde e Atenção Primária em Saúde, 71,65% dos profissionais relataram não desenvolver tais práticas. Conclusões: Há fragilidades e potencialidades inerentes à formação e às condições de trabalho dos profissionais da Vigilância em Saúde e Atenção Primária em Saúde, além de falhas na integração (intraSUS) entre esses setores. Sugere-se aos gestores da I GERES a elaboração de estratégias de intervenção que melhorem as condições de formação qualificada dos profissionais e a qualidade dos serviços prestados à população.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Ribeiro Alves de Lima, Wêslley Natam Martins Almeida, Daniel Friguglietti Brandespim (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.