Qualidade da água utilizada para equipamentos de hemodiálise em Unidade de Terapia Intensiva
DOI:
https://doi.org/10.3395/vd.v2n3.205Palavras-chave:
Água, Metais, Análise Bacteriológica, HemodiáliseResumo
Existem critérios e regulamentos para a avaliação da qualidade da água em serviços de unidade de terapia ambulatorial e recomendações específicas para os procedimentos realizados em unidades de terapia intensiva (UTI). Um estudo exploratório foi conduzido em equipamentos de hemodiálise em UTI, em uma cidade do Sul do Brasil. Amostras de água foram coletadas da rede de abastecimento público e pós-osmose reversa associa-da a dois aparelhos de hemodiálise, entre janeiro e junho de 2011. Espectrometria de emissão óptica com fonte de plasma indutivamente acoplado (ICP OES) foi utilizada para análise de metais em níveis de traços. Análises bacteriológicas foram realizadas para pesquisa de bactérias heterotróficas. Os dados obtidos mostraram que as concentrações dos metais não excederam os limites estabelecidos pela legislação. A análise bacterioló-gica da água para hemodiálise resultou em contagem inferior a 200 UFC/mL, em todos os meses avaliados, com exceção do mês de fevereiro. Os resultados obtidos corroboram o fato de que a manutenção e os cuidados necessários com a água para o tratamento dialítico têm sido efetivos. A prevenção de complicações decorrentes de contaminantes químicos ou microbiológicos na água para hemodiálise em UTI requer uma atenção constante, uma vez que as condições dos pacientes são diferentes daquelas encontradas em atendimento ambulatorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.