Utilização de videoaulas como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia de COVID-19: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269x.02105

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Tecnologias Digitais, Pandemia, Estratégia Saúde da Família, COVID-19

Resumo

Introdução: A pandemia causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 é considerada a primeira grande pandemia da era das mídias digitais. O isolamento social decorrente das medidas de prevenção à doença favoreceu uma maior utilização das redes sociais entre as pessoas, possibilitando a inserção de tecnologias educativas nas redes. As videoaulas apresentam-se como um recurso didático e inovador que permite apresentar diversos conteúdos de forma atrativa e dinâmica, configurando-se como uma grande estratégia para realizar atividades de educação em saúde em tempos de COVID-19. Objetivo: Relatar a experiência sobre a utilização de videoaulas como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia de COVID-19. Método: As videoaulas foram construídas semanalmente, a partir de um aprofundamento teórico, abordando diferentes temáticas, e foram disponibilizadas em um grupo criado no aplicativo WhatsApp®. Resultados: Por meio da utilização das videoaulas foi possível manter e realizar as atividades de educação em saúde, transmitir informações, trocar conhecimentos e experiências, e interagir com o grupo independente dos encontros presenciais. Além disso, as videoaulas tiveram uma boa adesão pelo público-alvo, que interagia ativamente com cada temática abordada. Conclusões: As experiências vivenciadas pela criação deste projeto possibilitaram uma reflexão sobre a reinvenção de novos métodos para realizar educação em saúde, enfatizando a importância da utilização das videoaulas como uma ferramenta que permite produzir atividades educativas diante do atual cenário pandêmico.

Biografia do Autor

Brenda Bittencourt Ferreira, Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), Petrópolis, RJ, Brasil

Esthefanie Parreira Mello Dias, Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), Petrópolis, RJ, Brasil

Referências

Palácio MAV, Takenami L. Em tempos de pandemia pela COVID-19: o desafio para a educação em saúde. Vigil. sanit. debate. 2020;8(2):10-15. doi: https://doi.org/10.22239/2317-269X.01530.

Lima JR, Oliveira MCP, Lima KMO, Moura AK, Junior JJA, Macêdo VC. Estratégias de educação em saúde às gestantes e puérperas no enfrentamento à pandemia de COVID-19. Research, Society and Development. 2021;10(3):1-8. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13501.

Dalmolin A, Girardon-Perlin NMO, Coppetti LC, Rossato GC, Gomes JS, Silva MEN. Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares. Rev Gaúcha Enferm. 2016;37(esp):e68373. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.esp.68373.

Silva JP, Bernardi FA, Franzon JC, Orlandin L, Ferlin GZ, Júnior GAP. Aplicação de insulina passo a passo: construção de vídeos educativos para pacientes e cuidadores. Esc Anna Nery. 2021;25(1):1-17. doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0343.

Nogueira LMV, Rodrigues ILA, Santos CB, Silva MAI, Pinheiro AKC, Vasconcelos EMR, et al. Validação de tecnologia educacional sobre tuberculose para adolescentes. Acta Paul Enferm. 2022; 35:1-8. doi: http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO0379345.

Souza JS, Figueredo BF, Aquino VA, Santos JF. Ações de educação em saúde para prevenção da COVID-19 por meio da utilização das mídias sociais. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da Unipar. 2020;23(2):1-5. doi: 10.25110/arqvet.v23i2cont.2020.8185.

Groia RCS, Costa JM, Paulo LDR, Viudes MAA, Martins MAP, Reis AMM. Estímulo ao uso racional da varfarina: vídeo educativo como ferramenta de aprendizado. Rev. APS. 2019;22(1):76–88.

Cabral ERM, Melo MC, Cesar ID, Oliveira REM, Bastos TF, Machado LO, et al. Contribuições e desafios da Atenção Primária à Saúde frente à pandemia de COVID-19. InterAm J Med Health. 2020;3:e202003012. doi: https://doi.org/10.31005/iajmh.v3i0.87.

Silva MMS, Carvalho KG, Cavalcante IKS, Saraiva MJG, Lomeo RC, Vasconcelos PR. Intenseção de saberes em mídias sociais para educação em saúde na pandemia de COVID-19. SANARE (Sobral, Online). 2020;19(2):84-91.

Neves VNS, Machado CJS, Fialho LMF, Sabino RN. Utilização de lives como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia pela COVID-19. Educ. Soc., Campinas. 2021;42:1-17. doi: https://doi.org/10.1590/ES.240176.

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Ferreira, B. B., & Parreira Mello Dias, E. (2022). Utilização de videoaulas como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia de COVID-19: um relato de experiência. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 10(4), 99–102. https://doi.org/10.22239/2317-269x.02105