Impacto da pandemia de COVID-19 no funcionamento de do banco de leite humano de um hospital maternidade do município do Rio de Janeiro, Brasil
Vigil Sanit Debate, Rio de Janeiro, 2023, v.11: e02128 | Publicado em: 03/10/2023
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269x.02128Palavras-chave:
Banco de Leite Humano, Aleitamento Materno, Qualidade da Assistência à SaúdeResumo
Introdução: O Banco de Leite Humano (BLH) é um serviço especializado, vinculado a um hospital materno e/ou infantil, responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano (LH). Assim como a maioria dos serviços de saúde, esse serviço especializado sofreu impactos durante a pandemia de COVID-19. Objetivo: Conhecer o impacto da pandemia de COVID-19 no BLH da Maternidade Leila Diniz, Rio de Janeiro, fornecendo conhecimento necessário aos gestores para ampliar as estratégias de captação de LH além da proteção e promoção do aleitamento materno. Além disso, buscou-se descrever as estratégias utilizadas para promover a captação do LH durante a pandemia de COVID-19. Método: Os indicadores coletados foram o número de atendimentos individuais, número de visitas domiciliares, número de doadoras, número de receptores, volume de leite coletado, volume de leite distribuído, número de análises microbiológicas, número de análises de crematócrito, número de análises de acidez Dornic e volume de leite humano pasteurizado (LHOP) nos períodos de fevereiro de 2019 a março de 2021, realizados pelo BLH da Maternidade Leila Diniz. Foram comparados os indicadores referentes aos períodos anterior e durante a pandemia de COVID-19. Resultados: No período da pandemia, apesar da redução do número de atendimentos individualizados no BLH, houve substancial aumento nas visitas domiciliares, o que promoveu maior volume de LH coletado e distribuído, consequentemente maior número de análises de qualidade do LH (microbiológica, crematócrito e acidez Dornic) foram realizadas assim como um maior volume de LH foi pasteurizado. Conclusões: Mesmo em época de pandemia e isolamento social, foi possível manter o fornecimento de LHOP para atender aos recém-nascidos prematuros ou de baixo peso na Unidade Neonatal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Paula Abreu de Souza Moreira, Aline Gomes de Mello de Oliveira , Thadia Turon Costa da Silva (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.