Integração de processos dos sistemas gestão da qualidade, segurança e saúde ocupacional, meio ambiente em laboratórios farmacêuticos
Vigil Sanit Debate, Rio de Janeiro, 2023, v.11: e02182 | Publicado em: 21/12/2023
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269x.02182Palavras-chave:
Sistema de Gestão Integrada, Indústria Farmacêutica, Qualidade FarmacêuticaResumo
Introdução: Por conta da regulamentação sanitária, o sistema de gestão da qualidade nas indústrias farmacêuticas é compulsório e regularmente avaliado pelos órgãos sanitários com relação à adequação às boas práticas de fabricação (BPF). Entretanto, a regulamentação sanitária não se estende às preocupações com a saúde e segurança ocupacional e com o meio ambiente. É importante amadurecer os sistemas de gestão destas temáticas. Objetivo: Estudar a potencialidade de integração dos sistemas de segurança e saúde ocupacional, meio ambiente e qualidade de laboratórios farmacêuticos levando em consideração as premissas, os requisitos regulatórios e as particularidades do segmento. Método: Estudo exploratório e descritivo realizado por meio de pesquisa documental e de campo. Foram construídas matrizes de correlação de requisitos das normas temáticas, mapeadas e propostas ações para integração e em sequência submetida a avaliação por especialistas. Resultados: Comparando as RDC n° 301/2019 e n° 652/2022 com o ICH Q10, ISO 9001, 45001 e 14001, constatou-se que, para 71% dos temas e requisitos normativos, há sinergia e convergência total entre os requerimentos. Para os demais itens são necessárias adequações de processos e condutas. As proposições elencadas pelos autores para tratar as lacunas foram validadas positivamente com relação ao parâmetro viabilidade de implementação em cerca de 90%. Com relação ao benefício positivo, a avaliação foi unânime em 100% e, para a concretização dos tópicos elencados, para 66% dos pontos há necessidade de grande esforço institucional. Conclusões: A integração de um sistema de gestão que incorpore as temáticas qualidade, saúde e segurança e meio ambiente é possível e benéfica para a indústria farmacêutica e suportaria a definição de estratégias, priorizações de ações e alocação de recursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Caroline Mendonça Horato, Jorge Carlos Santos da Costa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.