Avaliação da metodologia analítica para determinação de arsênio, cádmio e chumbo em amostras de café, segundo os critérios de aceitação do Codex Alimentarius
Vigil Sanit Debate, Rio de Janeiro, 2024, v.12: e02192| Publicado em: 15/03/2024
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269x.02192Palavras-chave:
Codex Alimentarius, Inmetro, Parâmetros de Validação, Café Torrado em PóResumo
Introdução: O Codex Alimentarius estabelece normas internacionais na área de alimentos para proteger a saúde dos consumidores e garantir práticas legais de comércio entre os países. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) disponibiliza documentos orientativos que auxiliam os laboratórios a realizarem a validação de metodologias analíticas. Estas são utilizadas para estabelecer critérios de validação e verificação de conformidade dos métodos aplicados na determinação dos níveis de contaminantes e resíduos em produtos de interesse sanitário. Objetivo: Avaliar a metodologia analítica validada utilizada para determinação de arsênio, cádmio e chumbo em amostras de café torrado em pó segundo os critérios de aceitação preconizados no Manual de Procedimentos do Codex Alimentarius 27ª edição. Método: Trata-se de um estudo observacional do tipo descritivo exploratório qualitativo utilizando base de dados secundários. Resultados: Com a leitura do Codex Alimentarius, foram estabelecidos os parâmetros utilizados, sendo eles, a faixa mínima de aplicação, o limite de detecção, o limite de quantificação, a precisão e a exatidão. Assim foi realizada a avaliação da metodologia validada e verificou-se que esta é aplicável para a análise de As, Cd e Pb em amostras de café torrado em pó. Conclusões: A legislação brasileira atual voltada para o controle da presença de contaminantes em alimentos estabelece os limites máximo tolerados para As, Cd e Pb, mas não define quais metodologias devem ser utilizadas para verificar a presença e concentração destes elementos. Sendo assim, a metodologia apresentada nesse estudo é adequada para controlar a qualidade do café torrado em pó quanto a presença destes contaminantes inorgânicos, contribuindo assim para a proteção e a segurança da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cristiane Barata-Silva, Carolina Duque Magalhães, Renata Aparecida Pereira, Santos Alves Vicentini Neto, Silvana Couto Jacob, Lisia Maria Gobbo dos Santos (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.