Desenvolvimento e validação de formulário on-line para busca ativa de reações adversas a medicamentos
Vigil Sanit Debate, Rio de Janeiro, 2025, v.13: e02260| Publicado em: 10/01/2025
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269X.02359Palavras-chave:
Farmacovigilância, Reações Adversas e Efeitos Colaterais Relacionados a Medicamentos, Segurança do Paciente, Estudo de ValidaçãoResumo
Introdução: A farmacovigilância é uma ciência relacionada à detecção precoce e prevenção de eventos associados ao uso de medicamentos, como a reação adversa a medicamentos (RAM). Os métodos de vigilância ativa têm sido cada vez mais utilizados para detecção de RAM. Apesar do uso de rastreadores ser recomendado, instrumentos de busca ativa de suspeita de RAM são escassos na literatura. Objetivo: Desenvolver um instrumento de busca ativa de suspeita de RAM com a utilização de rastreadores. Método: Foi realizado um estudo de desenvolvimento metodológico, dividido em duas etapas: i) revisão da literatura para a construção da lista de rastreadores e da primeira versão do instrumento; ii) validação de conteúdo por meio da técnica Delphi com a participação de profissionais envolvidos com Farmacovigilância e Segurança do Paciente na instituição. As seções do instrumento foram consideradas válidas quando apresentaram um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) ≥ 0,80. Resultados: Foi desenvolvido um formulário on-line na plataforma Google Forms contendo três seções: revisão do prontuário, dados do paciente e da internação e identificação da suspeita de RAM. A versão final possui 28 questões, sendo 16 objetivas e 12 subjetivas. O material foi avaliado por sete especialistas em duas rodadas Delphi e o IVC total atingiu 1. Conclusões: O instrumento apresenta evidências de validade quanto ao objetivo, à estrutura, à relevância, à aparência e ao conteúdo, representando mais uma ferramenta de Farmacovigilância para o hospital. Pode ser utilizado por profissionais de diferentes formações na área da saúde e é facilmente adaptável à realidade de outras instituições. Trabalhos futuros devem ser desenvolvidos para a validação da ferramenta pelo público-alvo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vigilância Sanitária em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.