Investigação de óbitos de residentes em instituição delonga permanência para idosos em um município do sul do Brasil
Vigil Sanit Debate, Rio de Janeiro, 2025, v.13: e02384| Publicado em: 19/05/2025
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269X.02384Palavras-chave:
Instituição de Longa Permanência para Idosos, Abuso de Idosos, Causas de Morte, Vigilância em Saúde Pública, Direitos dos IdososResumo
Introdução: Uma inspeção da vigilância sanitária no estado de Santa Catarina revelou irregularidades significativas na estrutura física, na acessibilidade e nos cuidados prestados numa instituição de longa permanência para idosos (ILPI). Registros descartados revelaram número significativo de óbitos não registrados em eventos sentinelas, sinalizando a necessidade de investigação epidemiológica aprofundada. Objetivo: Investigar a ocorrência de elevado número de óbitos em curto período em idosos residentes de uma ILPI no município de Capivari de Baixo, Brasil. Método: Foram avaliados os registros da ILPI, dos atendimentos ambulatoriais e hospitalares dos casos, as declarações de óbito, bem como os relatórios de inspeção da vigilância sanitária, e descritos os casos investigados. Resultados: Foram investigados 13 óbitos ocorridos entre abril de 2022 a junho de 2023 na ILPI, 11 deles registrados como causa mal definida. Havia registro de lesão por pressão em 60% dos casos. A descrição do atendimento hospitalar indicou condições precárias de assistência, com pacientes apresentando quadros infecciosos evitáveis, com rápida evolução clínica na maioria dos casos. Conclusões: Sugere-se que os idosos não estivessem recebendo a devida atenção na instituição e que tenham sido hospitalizados somente quando o quadro já era irreversível e, portanto, evoluindo a óbito.
Downloads
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vigilância Sanitária em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.