A radiação ionizante na promoção da alimentação adequada e saudável

  • Nelida Lucia del Mastro Comissão Nacional de Energia Nuclear, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
Palavras-chave: Radiação ionizante, Alimentos, Segurança alimentar

Resumo

O tratamento de alimentos por um tipo de radiação ionizante para promover a segurança microbiológica e a conservação é uma das tecnologias do século XX mais extensivamente estudadas1. O tratamento pela radiação, como todo e qualquer processamento de alimentos, apresenta uma faixa limitada de aplicação. Inúmeros estudos atestam que esse tratamento de produtos alimentícios, nas condições determinadas para o objetivo proposto, pode ser uma ferramenta poderosa contra perdas de alimentos, bem como se constitui no melhor método disponível para controlar doenças transmitidas por alimentos. Também, as pesquisas revelam que certos produtos podem ser beneficiados por algumas ações específicas da interação deste método físico com os componentes dos alimentos. O desconhecimento do grande público em relação ao processo em si e as alterações que podem ocorrer nos produtos assim processados são hoje o fator limitante para sua aplicação em grande escala. As autoridades da área da saúde são os componentes da sociedade com maior credibilidade. Assim, devem ser desenvolvidas maiores oportunidades de intercâmbio de informações entre aquelas e o meio acadêmico que pode esclarecer as dúvidas e propiciar o esclarecimento das vantagens e limitações do processo quando aplicado em produtos alimentícios.

Biografia do Autor

Nelida Lucia del Mastro, Comissão Nacional de Energia Nuclear, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Graduação em Quimica - Universidad de Buenos Aires (1966), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa e é professora de pós-graduação no IPEN-USP instituto da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em efeitos das radiações ionizantes em sistemas biológicos, atuando principalmente nos seguintes temas:radioesterilização, irradiação de produtos alimentícios, polímeros naturais e antioxidantes em alimentos.

CV: http://lattes.cnpq.br/8541245790089233

Publicado
2015-05-29
Como Citar
del Mastro, N. (2015). A radiação ionizante na promoção da alimentação adequada e saudável. Vigilância Sanitária Em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, 3(2), 114-121. https://doi.org/10.3395/2317-269x.00285
Seção
Artigo