Estratégias de educação permanente em saúde na percepção dos profissionais de Vigilância Sanitária
DOI:
https://doi.org/10.3395/2317-269x.00477Palavras-chave:
Descentralização, Vigilância Sanitária, Educação Permanente em SaúdeResumo
Trata-se de um estudo que aborda a expansão de um serviço em consequência da descentralização das ações de Vigilância Sanitária (VISA) para a esfera municipal. Objetivo: Identificar a utilização da Educação Permanente em Saúde na VISA de um município do estado do Rio de Janeiro. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de informações aconteceu no primeiro semestre de 2014, por meio de grupo focal com a equipe de VISA de um município. Como critério de inclusão para participação na pesquisa estabeleceu-se os profissionais lotados na VISA municipal e o critério exclusão utilizado foi funcionários que não tiverem disponibilidade para participarem da coleta de dados. Para tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo método proposto por Bardin. Os resultados traduziram a presença da utilização de metodologia tradicional de ensino nos processos educativos, com limitação para o diálogo e sem proposta para construção de espaços coletivos de reflexão, distantes da problematização do processo de trabalho e de concepções que não são desejáveis para a EPS. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para a inserção da EPS no serviço de VISA, proporcionando encontros que permitam o exercício de um modelo educativo diferente daquele que os profissionais estão habituados.Downloads
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Copyright (c) 2016 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate

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