Condições higiênico-sanitárias dos portos de Manaus-AM, 2007-2010
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269X.00863Palavras-chave:
Controle Sanitário, Vigilância Sanitária, Ambiente de Trabalho, HigieneResumo
Introdução: Um porto organizado dispõe de infraestrutura física, serviços e processos e é construído e aparelhado para atender às necessidades da navegação, movimentação e armazenagem de mercadorias e deslocamento de viajantes, sob a responsabilidade de uma autoridade portuária. Objetivo: Analisar os determinantes das condições higiênico-sanitárias dos portos organizados da cidade de Manaus-AM. Método: Estudo transversal e descritivo com base nos dados da Coordenação de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados do estado do Amazonas. Os dados foram coletados dos termos de inspeção das instalações físicas dos portos emitidos no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2010. O processamento e análise dos dados ocorreram através de planilhas do Microsoft Excel e calculadas as distribuições percentuais. A interpretação e análise dos dados ocorreram conforme categorias de análise da RDC nº 72, de 29 de dezembro de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resultados: Observou-se que os processos de higiene e limpeza e os serviços de alimentação apresentaram a maior porcentagem de inspeção e mais da metade se mostrou insatisfatória. Conclusões: Os resultados demonstraram que as autoridades portuárias devem investir no controle das condições higiênico-sanitária das instalações, processos e serviços dos portos organizados, para mitigar potenciais fatores de risco capazes de produzir agravos à saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.