A rotulagem nutricional para escolhas alimentares mais saudáveis: estudo de intervenção, Natal – RN
DOI:
https://doi.org/10.3395/vd.v2n1.102Palavras-chave:
Rotulagem Nutricional, Defesa do Consumidor, Educação Alimentar e NutricionalResumo
A educação alimentar e nutricional está vinculada à produção de informações que subsidiem os indivíduos na tomada de decisões, para que, assim, a população possa optar por alimentos mais saudáveis. O presente estudo objetiva descrever e analisar uma medida de intervenção relativa à rotulagem nutricional, junto aos estudantes de Natal-RN. Trata-se de um piloto em que foram arrolados 118 indivíduos em 2012, em uma instituição de ensino. Os estudantes participaram de uma exposição dialogada de orientação nutricional, tiveram acesso a um folder e responderam ao final um questionário. Os dados foram analisados pelo Programa do SPSS 16.0, com os testes de Wilcoxon e Mcnemar. O valor de p considerado para significância foi de < 0,05. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN. Quando indagados sobre a compreensão da exposição dialogada, obteve-se um p de 0,024. Ao serem questionados quanto à importância de conhecer os valores máximos e mínimos de consumo de açúcar, gorduras, sódio e fibras, verificou-se um p de 0,020; em relação ao folder de orientação foi apresentado um p de 0,058. Os estudantes anseiam que sejam mantidas medidas de intervenção que viabilizem a efetividade da rotulagem nutricional como instrumento na educação nutricional.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.