Ação educativa direcionada à segurança hospitalar: limpeza e desinfecção do ambiente próximo ao paciente
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269X.01101Palavras-chave:
Infecção Hospitalar, Desinfecção, Serviços de Saúde, Educação Continuada, Segurança do PacienteResumo
Introdução: Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde são eventos adversos que constituem riscos à segurança do paciente. O ambiente contribui na cadeia de transmissão de infecção, portanto, limpeza e desinfecção de superfícies contaminadas podem evitar a disseminação de microrganismos. Objetivo: Descrever a experiência da “Campanha de Limpeza e Desinfecção das Áreas Próximas ao Paciente” realizada entre os anos 2016–2017 pela Vigilância Sanitária de Porto Alegre e pela Comissão Municipal de Controle de Infecção. Método: Relato de experiência sobre ação educativa promovida pela Vigilância Sanitária de Porto Alegre direcionada a 27 hospitais do município. População alvo foi composta por profissionais de enfermagem. Utilizou-se a ferramenta de gestão Ciclo PDCA para conduzir a ação. Resultados: Elaborados materiais educativos como instrumentos de apoio. A implementação da campanha com ações educativas ocorreu em junho de 2017 e contou com a adesão de 20 hospitais. Constituiu-se em estratégia coletiva que aprimorou e potencializou o aprendizado no cotidiano do trabalho em saúde através de diferentes abordagens didáticas. Conclusões: A maioria dos hospitais do município participou das ações promovidas pela campanha direcionada à segurança hospitalar por meio de ações educativas diversificadas, voltadas à adesão às medidas de prevenção de agravos. A iniciativa promoveu integração da Vigilância Sanitária com os serviços e contribuiu para o fortalecimento da qualidade e segurança do paciente e profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.