Uso e conhecimento sobre rotulagem de alimentos ultraprocessados entre estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269x.01250Palavras-chave:
Alimentos Ultraprocessados, Rotulagem Nutricional, Aditivos Alimentares, Saúde, EstudantesResumo
Introdução: Alimentos ultraprocessados são formulações industriais que apresentam em sua composição uma série de aditivos alimentares. A rotulagem de alimentos é uma ferramenta para a tomada de decisão dos consumidores. Objetivo: Analisar o uso e conhecimento sobre rotulagem de alimentos ultraprocessados por estudantes universitários. Método: Estudo transversal utilizando questionário eletrônico autoaplicável. A amostra foi composta por 129 estudantes de universidade pública do Rio de Janeiro de cursos de graduação da área da saúde e de outras áreas. As variáveis estudadas relacionadas ao uso de rotulagem de alimentos ultraprocessados e ao conhecimento sobre 12 tipos de aditivos alimentares e/ou ingredientes foram descritas para o conjunto da população e estratificadas por área de curso. Resultados: Mais da metade dos indivíduos referiu ler rótulos. Os itens mais lidos foram: número de calorias (40,3%), todas as informações (22,4%) e lista de ingredientes (17,8%). A principal diferença entre os estudantes se refere ao conhecimento de ingredientes e/ou aditivos, sendo mais conhecidos pelos da área da saúde. Os ingredientes e/ou aditivos
mais conhecidos foram os mesmos: frutose e glucose – saúde: 84,5% (72,5; 91,8) e outras áreas: 50,7% (39,0; 62,2) – e aspartame – saúde: 65,5% (52,2; 76,7) e outras áreas: 40,8% (29,9; 52,7). Estudantes da área da saúde deixariam de comprar alimentos na presença de algum dos aditivos e/ou ingredientes estudados com maior frequência. Conclusões: Verificou-se alta frequência de estudantes que leem o rótulo de alimentos e, apesar de conhecerem poucos ingredientes e/ou aditivos, a presença destes influencia sua decisão de compra. Assim, a rotulagem nutricional é importante para as escolhas alimentares.
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