Reações adversas ao medicamento L-asparaginase em pacientes oncopediátricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269x.01295

Palavras-chave:

L-Asparaginase, Leuginase, Oncopediátricos, Leucemia Linfoblástica Aguda, Farmacovigilância

Resumo

Introdução: Reação adversa a medicamento (RAM) é definida como “qualquer resposta prejudicial ou indesejável e não intencional que ocorre com medicamentos em doses usualmente empregadas no ser humano. Objetivo: Descrever as reações adversas ao medicamento L-asparaginase, desenvolvidas por pacientes oncopediátricos, acompanhados pelo serviço de Farmácia Clínica, em um hospital filantrópico, de Salvador, Bahia, Brasil. Método: Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, descritivo, no qual foi realizada análise de nove prontuários eletrônicos dos pacientes oncopediátricos, em uso de L-asparaginase no período de junho de 2017 a fevereiro de 2018. Resultados: Entre os pacientes, 66,7% pertenciam ao sexo masculino e 55,6% apresentavam idade ≤ 5 anos. A Leucemia Linfoide Aguda foi o diagnóstico de todos os pacientes. Sessenta e sete vírgula sete por cento (66,7%) do grupo de estudo apresentou algum tipo de reação adversa, sendo prurido a mais frequente (36%) e, em 66,7% das situações, o medicamento foi suspenso. Todas as reações foram notificadas. Conclusões: Os resultados sugerem que é necessária uma atenção especial aos pacientes oncopediátricos, visto que a possibilidade de ocorrer reações adversas a medicamento é mais elevada. Com a atuação do farmacêutico nos centros de alta complexidade em oncologia, é possível desenvolver estratégias e promover ações para prevenir ou minimizar a ocorrência desses eventos adversos, durante a terapia antineoplásica.

Biografia do Autor

Khrisna Fiuza Barbosa, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, BA

Graduada em Farmácia na Universidade do Estado da Bahia (2016). Foi bolsista no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- SAÚDE/VIGILÂNCIA), no subprojeto Caracterização da Rede de Assistência e do Perfil de Utilização de Medicamentos Psicoativos de usuários do Distrito Sanitário Cabula/Beirú, Salvador, Bahia. Foi estagiária do Hospital Aristides Maltez, na área de Farmácia Hospitalar/Oncologia. Atualmente é residente pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade do Estado da Bahia, no núcleo de Oncologia.

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Barbosa, K. F., Xavier, R. M. F., Ribeiro, M. de S. F., & Bendicho, M. T. (2019). Reações adversas ao medicamento L-asparaginase em pacientes oncopediátricos. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 7(2), 46–50. https://doi.org/10.22239/2317-269x.01295

Edição

Seção

Artigo