Condições higiênico-sanitárias de cozinhas de escolas públicas de Itaqui, Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.3395/vd.v2n2.131Palavras-chave:
Alimentação Escolar, Boas Práticas de Manipulação, Doenças Transmitidas por AlimentosResumo
O objetivo deste trabalho foi conhecer as condições higiênico-sanitárias de cozinhas de escolas públicas e a percepção das cozinheiras sobre higiene de alimentos. Utilizou-se uma análise descritiva, a partir da aplicação de uma lista de verificação sobre boas prá-ticas e a técnica do esfregaço com swab para a avaliação microbiológica das superfícies de manipulação, equipamentos e utensílios. Foram entrevistadas todas as cozinheiras e auxiliares responsáveis pela manipulação de alimentos que concordaram em partici-par. A média de regularidades na lista de verificação foi de 58,3%, sendo os itens com maiores índices de inadequações Documentação e registro, Preparação do alimento e Exposição ao consumo do alimento preparado. Dentre as superfícies, o liquidificador foi o equipamento que apresentou maiores contagens de micro-organismos. As entrevistas demonstraram as limitações impostas pela falta de orientação e supervisão. Fica clara a necessidade de que sejam realizadas ações e orientações sobre o cuidado sanitário dos alimentos, a fim de garantir e promover a saúde entre os escolares.
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