Metodologias ativas para a cultura de segurança

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269X.01349

Palabras clave:

Segurança do Paciente, Evento Adverso, Metodologias Ativas de Aprendizado, Educação Permanente

Resumen

Introdução: Dentre as estratégias propostas no Programa Nacional de Segurança do Paciente está a promoção da cultura de segurança do paciente. Objetivo: Apresentar a experiência do Núcleo de Segurança do Paciente durante o ano de 2018 na promoção da cultura de segurança do paciente. Método: Aplicação de metodologias ativas de aprendizado, em um hospital público de médio porte de Minas Gerais, pertencente à Rede Sentinela da Anvisa. Resultados: A campanha “10 Metas – Segurança do Paciente” foi originada após a identificação e a priorização dos macroproblemas relacionados à segurança do paciente na instituição. As 10 metas definidas foram: 1) Comunicação efetiva; 2) Prevenção de queda; 3) Cirurgia segura; 4) Prevenção de lesão por pressão; 5) Uso seguro de sondas e cateteres; 6) Identificação segura; 7) Segurança medicamentosa; 8) Cuidado limpo e seguro; 9) Paciente envolvido; e 10) Uso seguro e racional do sangue. A estruturação das estratégias educacionais foi pautada em metodologias ativas de aprendizado e problematização. Conclusões: Observou-se que o uso de metodologias ativas pode estimular e induzir os colaboradores e usuários a discutirem e a conhecerem o sentido da cultura de segurança do hospital.

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Biografía del autor/a

  • Priscila Portes Almeida, Hospital Regional Antônio Dias, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Patos de Minas, MG

    Atua como Gerente de Risco no Hospital Regional Antonio Dias/ FHEMIG desde 2011. Tem experiência na área de gestão de riscos hospitalares com ênfase em Riscos Sanitários, Qualidade e Segurança do Paciente.

Publicado

2019-11-29

Número

Sección

Informe de experiencia

Cómo citar

Metodologias ativas para a cultura de segurança. (2019). Vigilancia En Salud En Debate: Sociedad, Ciencia Y Tecnología, 7(4), 96-103. https://doi.org/10.22239/2317-269X.01349

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