Compreensão de consumidores sobre a rotulagem nutricional: o modelo de alerta em triângulos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269X.01434

Palavras-chave:

Rotulagem de Alimentos; Rotulagem Nutricional; Modelo de Rotulagem; Compreensão do Consumidor

Resumo

Introdução: A proposta de rotulagem nutricional de alerta em triângulos tem sido apontada atualmente por diversos pesquisadores e entes governamentais, como a que possibilita melhor compreensão do rótulo pelos consumidores. A referida proposta descreve que informações como excesso de ingredientes ou nutrientes com baixo valor nutricional sejam destacadas nos rótulos por cores e símbolos (triângulo) que chamem a atenção do consumidor. Objetivo: Analisar a compreensão de consumidores sobre o modelo de rotulagem nutricional de alerta em triângulos em comparação com o rótulo atualmente utilizado no Brasil. Método: Estudo transversal, realizado com 108 adultos, abordados aleatoriamente por conveniência, enquanto participavam de duas feiras de saúde, ocorridas em um município mineiro, nos meses de abril e maio de 2019. Os participantes foram entrevistados com base em um questionário que, além de caracterizá-los, buscou investigar seus comportamentos quanto à rotulagem e sua compreensão sobre o modelo de rotulagem nutricional de alerta em triângulo. Foram apresentados dois rótulos de alimentos (biscoito salgado e óleo de soja) elaborados a partir da proposta de triângulos. Os resultados foram analisados por distribuição de frequência e associações entre compreensão do rótulo e características dos participantes (teste qui-quadrado de Pearson). Resultados: Entre os participantes, a maioria era de mulheres, com graduação ou ensino médio. Verifcou-se que 81,00% dos entrevistados compreenderam que o alerta frontal em triângulo indicava os componentes em excesso no alimento e 68,00% que o destaque em amarelo na tabela nutricional indicava excesso de ingrediente. Quando comparados o rótulo usado atualmente e a proposta de rotulagem em triângulo, 88,00% dos entrevistados preferiram a nova proposta. Conclusões: Houve maior aceitação da proposta de rotulagem nutricional de alerta em triângulos em relação ao atual rótulo adotado no Brasil, especifcamente em função da facilidade de leitura e de compreensão do rótulo e do alerta para a quantidade e a qualidade nutricional dos alimentos.

Biografia do Autor

Clarice Lima Alvares da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora, Governador Valadares, MG, Brasil

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2006), mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e doutorado em Ciências da Saúde/Saúde Coletiva pelo Centro de Pesquisas René Rachou (2013). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus avançado de Governador Valadares. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (NEPI). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas: estado nutricional, avaliação nutricional, envelhecimento, crianças e promoção da saúde.

Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora, Governador Valadares, MG, Brasil

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação curricular, planejamento de cardápio, gestão de unidade de alimentação, higiene de alimentos e vigilância sanitária, educação alimentar e nutricional. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora / Campus Governador Valadares (UFJF/GV) e Coordenadora do FORME-PRO Núcleo de Formação, Educação e Inovação para as Profissões, da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares.

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Pereira Antunes Procópio, S. ., Lima Alvares da Silva, C. ., & Cotta Lobo Leite Carneiro, A. . (2021). Compreensão de consumidores sobre a rotulagem nutricional: o modelo de alerta em triângulos. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 9(4), 46–56. https://doi.org/10.22239/2317-269X.01434

Edição

Seção

Artigo