A gripe espanhola em Mato Grosso e suas lições em tempos de pandemia da COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Gripe Espanhola, Jornais, Coronavírus

Resumo

Introdução: Este artigo tem como objetivo analisar os impactos políticos e sociais da gripe espanhola em Mato Grosso e trazer reflexões sobre a pandemia da COVID-19. Para tanto, pretende-se recuperar a memória da gripe espanhola por meio da análise dos registros da imprensa mato-grossense da época. Discussão: A epidemia, conhecida como “Influenza Hespanhola”, marcou o início do século XX, e guarda diversas semelhanças com a situação que estamos enfrentando atualmente, frente à pandemia da COVID-19, apesar dos 100 anos que as separam, sobretudo em relação à postura negacionista das autoridades no passado e nos tempos atuais. Conclusões: O resgate da memória da gripe espanhola oferece lições e experiências que poderiam ser aproveitadas em níveis local e nacional no combate ao coronavírus.

Biografia do Autor

  • Manuela Areias Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, MS, Brasil

    Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ), com período de estágio na Vanderbilt University (Nashville, Estados Unidos - bolsa PDSE / CAPES). Possui mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Participou de projetos de organização e preservação documental; atuou em cursos de Formação Continuada para Docentes (CECIERJ) e em conselhos e comissões do estado de Mato Grosso, como o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso (CEPIR) e o Conselho Especial de Preservação e Tombamento (CEPT-MT). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no Curso de Licenciatura em História e no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), e membro dos GTs da ANPUH Nacional: "Emancipações e Pós-Abolição" (GTEP) e "História e Patrimônio Cultural." Integra o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-Brasil), o Laboratório de Antropologia e História (LAH- Museu Nacional, UFRJ), o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE - UEMS), vinculado ao CNPq, e coordena o "Inventário do Patrimônio Cultural Imaterial Quilombola de Mato Grosso do Sul." Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: abolicionismo, pós-abolição, comunidades quilombolas, relações raciais, festa e música negra, patrimônio cultural imaterial, educação patrimonial, ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira, ensino de História e as relações étnico-raciais, formação de professores e educação quilombola.

Publicado

2020-07-01

Edição

Seção

COVID-19/SARS-CoV-2 Debate

Como Citar

A gripe espanhola em Mato Grosso e suas lições em tempos de pandemia da COVID-19. (2020). Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 8(3), 26-33. https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1665

Artigos Semelhantes

1-10 de 29

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.