A gripe espanhola em Mato Grosso e suas lições em tempos de pandemia da COVID-19
Palavras-chave:
Gripe Espanhola, Jornais, CoronavírusResumo
Introdução: Este artigo tem como objetivo analisar os impactos políticos e sociais da gripe espanhola em Mato Grosso e trazer reflexões sobre a pandemia da COVID-19. Para tanto, pretende-se recuperar a memória da gripe espanhola por meio da análise dos registros da imprensa mato-grossense da época. Discussão: A epidemia, conhecida como “Influenza Hespanhola”, marcou o início do século XX, e guarda diversas semelhanças com a situação que estamos enfrentando atualmente, frente à pandemia da COVID-19, apesar dos 100 anos que as separam, sobretudo em relação à postura negacionista das autoridades no passado e nos tempos atuais. Conclusões: O resgate da memória da gripe espanhola oferece lições e experiências que poderiam ser aproveitadas em níveis local e nacional no combate ao coronavírus.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.