Gestão das ações sanitárias das Secretarias Estaduais de Saúde: análise dos respectivos regramentos e códigos de vigilância sanitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269x.01769

Palavras-chave:

Gestão em Saúde; Regulamentação; Códigos Sanitários; Ações de Vigilância Sanitária

Resumo

Introdução: A atuação da vigilância sanitária nos municípios, estados e no Distrito Federal foi estabelecida por meio de códigos de saúde, regulamentados por decretos e leis. Objetivo: Realizar um diagnóstico situacional quanto à composição e à estrutura organizacional nas 27 unidades federadas que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), por meio da análise da legislação sanitária vigente. Método: Foi realizado um estudo qualitativo dos regramentos jurídicos, por meio de buscas ativas desses documentos, sendo estes analisados quanto a atributos correlacionados à ação da Vigilância Sanitária. Resultados: Observou-se que cerca de 30,0% foram publicados antes da Constituição de 1988, mas há regramentos mais recentes, como os do Piauí, do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal, publicados na década de 2010. Observou-se que 88,9% dos regramentos abrangem ações integradas ao sistema de saúde, como assistência à saúde, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental e saúde do trabalhador. Outros atributos se mostraram pouco presentes nos regramentos, como: os referentes às competências da rede laboratórios de saúde pública (48,1%), ao gerenciamento dos fatores de riscos (22,2%), ao financiamento (33,3%) e às taxas de fiscalização sanitária (18,5%). Conclusões:As legislações estaduais e do Distrito Federal estão amparadas em normas generalistas, que não mais atendem aos anseios da sociedade contemporânea nem a realidade dos determinantes e condicionantes de saúde de seu território. Portanto, verifica-se a necessidade de harmonização e modernização desses regramentos jurídicos, com a promoção de novos arcabouços jurídicos, capazes de produzir a segurança e a efetividade das ações de vigilância sanitária praticadas em cada território.

Biografia do Autor

Alex Sander Duarte Matta, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Brasília, DF, Brasil

Possui graduação em Quimica Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1994) e mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (1997). Atualmente é Químico do Centro de Vigilância Sanitária - Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Professor Docente I da Fundação de Apoio a Escola Técnica e Professor Responsável pelo curso de pós-graduação em vigilância sanitária pela Universidade Estácio de Sá (2007). Tem experiência na área de Química, com ênfases em Síntese Orgânica, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: vigilância sanitária, monitoramento de produtos para saúde e agravos à saúde, e também no ensino de química, meio ambiente e corrosão.

Certificado pelo autor em 27/03/09

Lindinalva Helena Barbosa Teixeira, Consultora da Organização PanAmericana de Saúde (OPAS), Maceió, AL, Brasil

Advogada especialista em Direito Sanitário pela Fundação Oswaldo Cruz em Brasília e em Direito Administrativo pela UNICE - Universidade do Ceará. Tem larga experiência docência, em função dos cursos de capacitação em Processo Administrativo Sanitário, do qual é instrutora. É advogada militante na Justiça Estadual. É pós-graduanda em Segurança do Paciente pela Fundação Oswaldo Cruz.

Artur Iuri Alves de Sousa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Brasília, DF, Brasil

É estatístico e epidemiologista, com experiência referente à epidemiologia aplicada, vigilância em saúde, e planejamento estratégico. É graduado em Estatística pela Universidade de Brasília (2000). Fez especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2007), mestrado (2014) e doutorado (2020) em Medicina Tropical, com área de concentração em Epidemiologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de Brasília.

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Duarte Matta, A. S. ., Helena Barbosa Teixeira, L. ., & Alves de Sousa, A. I. . (2021). Gestão das ações sanitárias das Secretarias Estaduais de Saúde: análise dos respectivos regramentos e códigos de vigilância sanitária. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 9(2), 28–36. https://doi.org/10.22239/2317-269x.01769

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)