Gestão das ações sanitárias das Secretarias Estaduais de Saúde: análise dos respectivos regramentos e códigos de vigilância sanitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269x.01769

Palavras-chave:

Gestão em Saúde; Regulamentação; Códigos Sanitários; Ações de Vigilância Sanitária

Resumo

Introdução: A atuação da vigilância sanitária nos municípios, estados e no Distrito Federal foi estabelecida por meio de códigos de saúde, regulamentados por decretos e leis. Objetivo: Realizar um diagnóstico situacional quanto à composição e à estrutura organizacional nas 27 unidades federadas que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), por meio da análise da legislação sanitária vigente. Método: Foi realizado um estudo qualitativo dos regramentos jurídicos, por meio de buscas ativas desses documentos, sendo estes analisados quanto a atributos correlacionados à ação da Vigilância Sanitária. Resultados: Observou-se que cerca de 30,0% foram publicados antes da Constituição de 1988, mas há regramentos mais recentes, como os do Piauí, do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal, publicados na década de 2010. Observou-se que 88,9% dos regramentos abrangem ações integradas ao sistema de saúde, como assistência à saúde, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental e saúde do trabalhador. Outros atributos se mostraram pouco presentes nos regramentos, como: os referentes às competências da rede laboratórios de saúde pública (48,1%), ao gerenciamento dos fatores de riscos (22,2%), ao financiamento (33,3%) e às taxas de fiscalização sanitária (18,5%). Conclusões:As legislações estaduais e do Distrito Federal estão amparadas em normas generalistas, que não mais atendem aos anseios da sociedade contemporânea nem a realidade dos determinantes e condicionantes de saúde de seu território. Portanto, verifica-se a necessidade de harmonização e modernização desses regramentos jurídicos, com a promoção de novos arcabouços jurídicos, capazes de produzir a segurança e a efetividade das ações de vigilância sanitária praticadas em cada território.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alex Sander Duarte Matta, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Brasília, DF, Brasil

    Possui graduação em Quimica Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1994) e mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (1997). Atualmente é Químico do Centro de Vigilância Sanitária - Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Professor Docente I da Fundação de Apoio a Escola Técnica e Professor Responsável pelo curso de pós-graduação em vigilância sanitária pela Universidade Estácio de Sá (2007). Tem experiência na área de Química, com ênfases em Síntese Orgânica, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: vigilância sanitária, monitoramento de produtos para saúde e agravos à saúde, e também no ensino de química, meio ambiente e corrosão.

    Certificado pelo autor em 27/03/09

  • Lindinalva Helena Barbosa Teixeira, Consultora da Organização PanAmericana de Saúde (OPAS), Maceió, AL, Brasil

    Advogada especialista em Direito Sanitário pela Fundação Oswaldo Cruz em Brasília e em Direito Administrativo pela UNICE - Universidade do Ceará. Tem larga experiência docência, em função dos cursos de capacitação em Processo Administrativo Sanitário, do qual é instrutora. É advogada militante na Justiça Estadual. É pós-graduanda em Segurança do Paciente pela Fundação Oswaldo Cruz.

  • Artur Iuri Alves de Sousa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Brasília, DF, Brasil

    É estatístico e epidemiologista, com experiência referente à epidemiologia aplicada, vigilância em saúde, e planejamento estratégico. É graduado em Estatística pela Universidade de Brasília (2000). Fez especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2007), mestrado (2014) e doutorado (2020) em Medicina Tropical, com área de concentração em Epidemiologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de Brasília.

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Gestão das ações sanitárias das Secretarias Estaduais de Saúde: análise dos respectivos regramentos e códigos de vigilância sanitária. (2021). Vigilância Sanitária Em Debate , 9(2), 28-36. https://doi.org/10.22239/2317-269x.01769

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)