Benefícios e riscos dos suplementos medicamentosos fluoretados do mercado brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.3395/vd.v2n3.206Palavras-chave:
Flúor Pré-Natal, Flúor Pós-Natal, Cárie Dentária, Fluorose DentáriaResumo
Considerando que o uso de qualquer medicamento deveria estar fundamentado nas evidências sobre seus benefícios e riscos, o objetivo deste estudo foi avaliar as informações contidas nas bulas dos suplementos medicamentosos fluoretados pré- e pós-natal do mercado brasileiro e discutir o benefício anticárie e risco de fluorose dentária decorrente do uso desses produtos. A amostra foi constituída por bulas dos medicamentos disponíveis no mercado brasileiro, sendo 2 pré- e 6 pós-natal. As variáveis “indicação, contraindicação e posologia” descritas nas bulas foram analisadas e confrontadas tanto com as recomendações feitas por instituições brasileiras e internacionais do uso desses medicamentos quanto com o conhecimento atual de como o fluoreto controla cárie. Foi constatado haver incoerência entre as indicações e contraindicações contidas nas bulas e as recomendações institucionais desses medicamentos. As informações também não condizem com o conhecimento científico atual sobre os benefícios e riscos desses medicamentos. Em acréscimo, todos os medicamentos são formulados com uma mistura de sais de cálcio e de fluoreto, sugerindo que, mesmo que o uso desses medicamentos fosse importante para o controle de cárie, o fluoreto presente não estaria biodisponível para exercer seu efeito. Conclui-se que é necessário fazer uma revisão total da normatização brasileira sobre o uso de suplementos medicamentosos fluoretados pré- e pós-natal, tendo em vista as inconsistências encontradas nas bulas dos produtos à venda, quer em termos de possível efeito anticárie ou de risco de fluorose dentária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.