Pré-natal durante a pandemia de COVID-19: uma análise dos indicadores do Previne Brasil e sua influência na incidência de sífilis congênita e em gestantes
Vigil Sanit Debate, Rio de Janeiro, 2023, v.11: e02116 | Publicado em: 20/06/2023
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269x.02116Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Serviços de Saúde Bucal, Assistência Pré-natalResumo
Introdução: O Previne Brasil reestruturou a forma de financiamento do Sistema Único de Saúde, estabelecendo metas e indicadores cujo objetivo é garantir a qualidade da assistência. Três destes novos indicadores dizem respeito ao pré-natal. Objetivo: Avaliar a qualidade das atividades de pré-natal prestadas às gestantes no município de Campina Grande (PB) entre os anos de 2018 e 2021, por meio dos indicadores do Previne Brasil, estabelecendo um comparativo entre os anos de pandemia de COVID-19 e relacionando os com a incidência de casos de sífilis congênita e em gestantes. Método: Trata-se de um estudo ecológico, observacional e descritivo realizado por meio da coleta de dados secundários do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (2018–2021) de indicadores de desempenho do programa Previne Brasil para o pré-natal: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV e a proporção de gestantes que passaram por atendimento odontológico. Acrescentou-se ainda uma busca de novos casos de sífilis congênita e em gestantes no TABNET - Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) abrangendo os mesmos anos. Resultados: O indicador com piores resultados foi o de atendimento odontológico. Para os demais, embora haja entre um quadrimestre e outro, alguma variação de melhoria, os três indicadores avaliados apresentaram resultados muito aquém da meta de 60% estabelecida pelo Ministério da Saúde, o que pode ter influenciado no aumento considerável da incidência de sífilis no ano de 2021. Conclusões: É preciso que se estabeleça formas efetivas de melhoria da assistência que culminem em uma atenção integral à saúde da gestante que promovam desde o pré-natal a saúde do bebê. Para além disso, faz-se necessário o estudo das barreiras que separam a gestante do atendimento odontológico, desmistificando a relação que se estabelece entre a gestação e a atenção à saúde bucal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Waleska Fernanda Souto Nóbrega, Wallas Lins dos Santos, Gustavo Correia Basto da Silva, Yuri Lins dos Santos, Danilo Viera Barbosa, Sérgio d’Ávila Lins Bezerra Cavalcanti (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.