A importância da educação em saúde para o retorno das aulas presenciais de adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: uma revisão de literatura
Vigil Sanit Debate, Rio de Janeiro, 2023, v.11: e02123 | Publicado em: 20/06/2023
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269x.02123Palavras-chave:
COVID-19, Educação em Saúde, Políticas em SaúdeResumo
Introdução: A qualidade de vida relacionada à saúde refere-se à percepção do indivíduo sobre a condição de sua vida diante da enfermidade e as consequências e os tratamentos referentes a ela. A adolescência, por envolver uma fase de construção de identidade, pode proporcionar vivências que levam a comportamentos de risco. Objetivo: Destacar a importância da educação em saúde para o retorno das aulas presenciais de adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca de dados aconteceu no Google Acadêmico utilizando os descritores: “Saúde na Escola”, “Programa Saúde na Escola” e “Escola e COVID-19”. Os critérios de inclusão são: estudos primários, publicados no período de janeiro de 2019 a julho de 2022, somente em português. Resultados: Os estudos analisados objetivam, em linhas gerais, avaliar o papel da reabertura das escolas e as estratégias preventivas para diminuir os riscos de transmissão comunitária da COVID-19 em ambiente escolar. As políticas públicas têm a tarefa de equilibrar os prós e os contras da estratégia de reabertura das escolas, levando em consideração as consequências psicológicas, educacionais e sociais para as crianças e suas famílias. Conclusões: Consideramos que o número de publicações relacionadas às medidas de educação em saúde para o retorno das aulas presenciais ainda é insuficiente. Assim, novas pesquisas devem ser realizadas para que sirvam como referencial seguro para a realização e manutenção do retorno das aulas presenciais com eficácia e segurança.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luis Costa Coutinho, Caroline Brandão Quines, Laiane Oliveira Lima Soares (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.