Surtos de doenças infectocontagiosas notificados no estado de Mato Grosso do Sul de 2020 a 2022
Vigil Sanit Debate, Rio de Janeiro, 2023, v.11: e02152 | Publicado em: 09/10/2023
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269x.02152Palavras-chave:
Identificação de Emergência, Regulamento Sanitário Internacional, Risco à Saúde, Sistema de Informação em Saúde, Vigilância em Saúde PúblicaResumo
Introdução: Devido à importância das doenças infectocontagiosas para a saúde pública mundial, a investigação de surtos de doença passível de prevenção e controle pelos serviços de saúde é fundamental. Objetivo: Descrever os surtos notificados no estado de Mato Grosso do Sul, nos anos de 2020 a 2022, e demonstrar a importância da vigilância em situações de surtos de doenças e/ou agravos de saúde pública. Método: Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, descritivo, retrospectivo, qualiquantitativo com dados secundários temporais coletados do sistema de notificação de surtos criado pela equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/Estadual) de Mato Grosso do Sul. Resultados: No período foram notificados 599 surtos, envolvendo 8.076 indivíduos suspeitos e 5.191 confirmados. Dentre os surtos, 569 (95%) foram provocados pelo SARS-CoV-2, notificados por 32 municípios, e a maioria ocorreu em indústrias e hospitais. Ocorreram 26 óbitos no período, e destes 15 foram provenientes dos surtos por SARS-CoV-2. Conclusões: As utilizações de ferramentas para notificação de surtos são efetivas e auxiliam na tomada rápida de decisão quando aplicadas de maneira eficiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Danila Fernanda Rodrigues Frias, Grazielli Rocha de Rezende Romera, Roselene Lopes de Oliveira, Livia de Mello Almeida Maziero, Danielle Galindo Martins Tebet, Karine Ferreira Barbosa (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.