Aplicativo de vigilância e monitoramento de leishmaniose visceral canina (PampaCare LVC) – uma abordagem Saúde Única em Uruguaiana (RS)
Vigil Sanit Debate, Rio de Janeiro, 2023, v.11: e02186 | Publicado em: 8/11/2023
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269x.02186Palavras-chave:
Leishmaniose, Saúde Única, Sistemas de Informação em SaúdeResumo
Introdução: Uruguaiana, área de transmissão da leishmaniose visceral (LV), é um dos cinco municípios gaúchos com casos de leishmaniose visceral humana (LVH). Objetivo: Apresentar as etapas de desenvolvimento do PampaCare LVC como um aplicativo da plataforma PampaCare, desenvolvido para o monitoramento e a análise de informações de diversas doenças. Método: O aplicativo foi elaborado para proporcionar o processo de migração de um sistema legado baseado no preenchimento manual de fichas para uma ferramenta automatizada. O desenvolvimento contemplou as etapas de: coleta de requisitos, especificação de casos de uso, definição da arquitetura, implementação, documentação e suporte. As tecnologias Flutter e Firebase permitiram o desenvolvimento rápido e eficiente, mantendo a qualidade dos dados e segurança na autenticação. Foram definidos 22 requisitos, traduzidos em funcionalidades do aplicativo. Resultados: Destacaram-se como funcionalidades: a notificação, a geolocalização dos casos, o registro de dados, a geração de relatórios e a análise epidemiológica. Estas informações auxiliarão na construção de alertas referentes à situação epidemiológica dos bairros, contribuindo para a vigilância ambiental de base territorial de forma assertiva. A versão MVP (minimum viable product) foi disponibilizada para a Vigilância Ambiental em Saúde em abril de 2023 e sua versão final será liberada em agosto de 2023. Conclusões: O aplicativo cumpriu com 76% das subcategorias avaliadas pela técnica de autoavaliação, apresentando um desempenho satisfatório quanto à experiência de usuário e usabilidade. Após as atualizações, deseja-se alcançar 92% de cobertura das subcategorias integrantes da ferramenta de avaliação. O acesso às informações das clínicas e hospitais possibilitará maior robustez aos indicadores da doença, propiciando a elaboração de políticas públicas condizentes com a realidade da LVC em Uruguaiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Laura Ilarraz Massia, João Victor Charão Germain, Julia Birnie Farias, Fábio Paulo Basso, Débora da Cruz Payão Pellegrini (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.