Núcleos de Segurança do Paciente: estudo descritivo sobre a estrutura e os processos desenvolvidos em hospitais estaduais do Espírito Santo
Vigil Sanit Debate, Rio de Janeiro, 2023, v.11: e02196 | Publicado em: 26/10/2023
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269x.02196Palavras-chave:
Segurança do Paciente, Hospitais Públicos, Qualidade da Assistência à Saúde, Gestão de Segurança, Políticas de SaúdeResumo
Introdução: Em 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) estabeleceu ações para promoção da segurança do paciente, como a estruturação de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nos serviços de saúde. Objetivo: Conhecer as características relacionadas à estrutura e processos dos NSP de hospitais públicos estaduais do Espírito Santo. Método: Estudo transversal e descritivo, com abordagem quantitativa e dados coletados entre novembro de 2020 a janeiro de 2021 por meio de instrumento validado. Resultados: Oito hospitais participaram, sendo 62,5% situados na região metropolitana. Sete (87,5%) informaram possuir equipes multiprofissionais; três (37,5%) indicaram a implantação total da maioria dos processos e três a predominância de processos parcialmente implantados. Os protocolos mais prevalentes foram o de identificação do paciente e higiene de mãos (87,5%). O protocolo de comunicação efetiva e o de incentivo ao envolvimento de paciente e familiares foram implantados por um e dois NSP, respectivamente. Apenas um hospital referiu notificar os eventos adversos no sistema nacional. Conclusões: A maioria dos NSP apresentaram resultados parciais sobre a implantação dos processos de segurança do paciente. Ações adicionais da parte de gestores do sistema e dos diretores dos hospitais devem ser somadas aos esforços no nível nacional para otimizar a implementação do PNSP.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Shaiane Coslop, Bárbara do Nascimento Caldas, Eliane de Fátima Almeida Lima, Flávia Batista Portugal (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.