Avaliação parasitológica em alfaces (Lactuca sativa L.) comercializadas em Serra Talhada, Pernambuco, Brasil

Autores

  • Wesley Douglas da Silva Terto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rebeca Gonçalves de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Marilene Maria de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.3395/vd.v2n3.220

Palavras-chave:

Parasitos Intestinais, Saúde Pública, Lactuca sativa

Resumo

A prevalência de parasitoses intestinais cresce de forma expansiva no Brasil e em muitos países. A ocorrência de enteroparasitoses advém de várias maneiras, inclusive por con-sumo de vegetais contaminados, representando um grande problema em nível mundial. O objetivo deste trabalho foi avaliar a contaminação por parasitas intestinais em horta-liças comercializadas em Serra Talhada-PE. As amostras das hortaliças foram coletadas nas unidades de produção (hortas), na unidade de recepção do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e em diversos estabelecimentos comerciais localizadas no município. As amostras foram colocadas em sacos plásticos e mantidas em caixa isotérmica; em seguida, foram encaminhadas ao laboratório de Biologia da Unidade Acadêmica de Serra Talhada-UFRPE. Para a identificação dos parasitas foi utilizado o método de sedimenta-ção espontânea. Observou-se que das 80 amostras de alface analisadas 97,5% estavam positivas para formas parasitárias e outros organismos microscópicos, incluindo ovos e larvas de nematoides, cistos de protozoários, ovos de cestódeos e alguns artrópodes (insetos e ácaros). É de suma importância o conhecimento dos produtores e manipu-ladores em geral a respeito da contaminação, bem como o conhecimento das técnicas sanitizantes desenvolvidas para hortaliças, com intuito de diminuir a contaminação em todas as etapas ocorrentes desde o cultivo até ao consumo.

Biografia do Autor

Wesley Douglas da Silva Terto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST). Atuou como Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/UFRPE). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Helmintologia Humana e Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: enteroparasitoses, contaminação, e saúde pública. Iniciou a participação no Programa de Iniciação Científica Voluntária em 2011 onde evidenciou a contaminação parasitária em hortaliças comercializadas na cidade de Serra Talhada-PE, Brasil. Atualmente é graduando do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Autarquia Educacional de Serra Talhada, Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (Fonte: Lattes, CNPq)

Rebeca Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Fazenda Saco s/n , Serra Talhada, PE, Caixa Postal 063

Marilene Maria de Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Adjunto I do Departamento de Parasitologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Fazenda Saco s/n , Serra Talhada, PE, Caixa Postal 063.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-08-28

Como Citar

da Silva Terto, W. D., Oliveira, R. G. de, & Lima, M. M. de. (2014). Avaliação parasitológica em alfaces (Lactuca sativa L.) comercializadas em Serra Talhada, Pernambuco, Brasil. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 2(3), 51–57. https://doi.org/10.3395/vd.v2n3.220

Edição

Seção

Artigo