Characterization of quality of raw milk and pasteurized commercialized informally in Colorado do Oeste City, RO, Brazil

Autores

  • Edmar Costa Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Colorado do Oeste, RO
  • Aurélio Ferreira Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Colorado do Oeste, RO

DOI:

https://doi.org/10.3395/2317-269x.00704

Palavras-chave:

Ponto de Venda, Legislação, Análises Físico-Químicas, Instrução Normativa

Resumo

Título PT: Caracterização da qualidade do leite cru e pasteurizado comercializado informalmente na cidade de Colorado do Oeste, RO, Brasil

A qualidade do leite pode ser caracterizada pelos parâmetros físico-químicos que indicam possíveis alterações nas propriedades do produto. A baixa qualidade do leite pode afetar a saúde humana e comprometer a vida útil do produto. O objetivo desse estudo foi caracterizar a qualidade físico-química em 24 amostras de leite cru e 12 amostras de leite pasteurizado comercializados informalmente na cidade de Colorado do Oeste, RO. Foram avaliados: densidade; índice crioscópico; gordura pelo método de Gerber; acidez em graus Dornic e sólidos desengordurados, de acordo com os métodos oficiais preconizados pela Instrução Normativa no 68. As análises físico-químicas foram executadas. Os resultados da crioscopia e da densidade, apontam 27% (n = 10) e 27% (n = 10) amostras, respectivamente, não conformes, segundo critérios da Instrução Normativa no 62. Para o teor de sólidos desengordurados foi detectado 19% (n = 7) amostras em desacordo com a Instrução Normativa no 68. A avaliação dos parâmetros físico-químicos sugere que o comércio informal de leite, nos pontos de venda estudados, compromete a integridade do produto, cujo problema poderia ser melhorado pela correção e intensificação de ações de fiscalização.

 

Biografia do Autor

Edmar Costa Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Colorado do Oeste, RO

Mestrado em andamento em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Concluí especialização em Gestão da Segurança em Alimentos no SENAC/MT (2011). Graduei-me em Tecnologia de Laticínios (2010) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Sou técnico em Administração (1999). Tem experiências na área de lácteos, em pesquisa, gestão e ferramentas da Qualidade. Ainda, atua como Pesquisador nos Grupos de Pesquisa Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (IFRO) e no Grupo de Estudos em Materiais e Meio Ambiente - GEMA (UESB) na área de Gestão Ambiental e Avaliação do Ciclo de vida (ACV).

Aurélio Ferreira Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Colorado do Oeste, RO

Sou técnico em Agropecuária. Graduei-me em Ciências Agrícolas. Concluí Mestrado em Zootecnia, Doutorado e Pós-Doutorado em Engenharia Florestal (bolsas Capes e CNPq). Experiências: Agricultura Familiar; Agrobiodiversidade e Agroextrativismo; Avaliação de Projetos em Ciências Florestais; Avicultura Orgânica; Bioclimatologia Animal; Climatologia; Desenvolvimento Territorial; Economia Solidária; Extensão Rural; Gestão Ambiental; Informações Geográficas Web; Legislação Ambiental; Metodologias Participativas; Meteorologia; Nutrição de Aves e de Peixes; Segurança Alimentar.

Publicado

2016-05-31

Como Citar

Alves, E. C., & Borges, A. F. (2016). Characterization of quality of raw milk and pasteurized commercialized informally in Colorado do Oeste City, RO, Brazil. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 4(2), 65–69. https://doi.org/10.3395/2317-269x.00704

Edição

Seção

Artigo