A microbiological survey on tomatoes (Lycopersicon esculentum Mill) marketed in Rio de Janeiro, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269X.00755Palavras-chave:
Salmonella spp., Tomates, Orgânico, Convencional, Escherichia coli, Vigilância SanitáriaResumo
TÍTULO PT: Avaliação microbiológica de tomates (Lycopersicon esculentum Mill) comercializados no Rio de Janeiro, Brasil
Produtos agrícolas frescos podem ser uma fonte possível de contaminação microbiana. Nos últimos 20 anos diversos surtos de salmonelose devido ao consumo de tomate têm sido relatados principalmente nos EUA. Vegetais orgânicos frescos oferecem risco na transmissão de patógenos de origem alimentar devido a serem frequentemente cultivados utilizando esterco como fertilizante. O objetivo deste estudo foi realizar uma pesquisa para verificar a presença de Salmonella spp, coliformes totais e Escherichia coli na superfície de tomates provenientes de dois sistemas diferentes de produção. Um total de 262 amostras provenientes da produção orgânica e convencional de tomates foram obtidos de supermercados e feiras na cidade do Rio de Janeiro, Brasil e analisados para estes microrganismos. Para aumentar a probabilidade de detecção de Salmonella spp., dois diferentes métodos de análise foram utilizados, um tradicional do Manual de Análises Bacteriológicas da Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos da América e o Mini Vidas-SLM-bioMérieux. Coliformes totais foram detectados na faixa de 1 a 4 log10 UFC/g, E. coli foi encontrada em somente três amostras (duas convencionais e uma orgânica) e Salmonella estava ausente em todas as amostras analisadas. Os resultados mostraram que todas as amostras estavam de acordo com a legislação brasileira para Salmonella spp.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.