Microbiological safety aspects of mangoes (Mangifera indica) and papayas (Carica papaya): a mini-review

Autores

  • Ana Lucia Penteado Embrapa Meio Ambiente Autor

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269X.00779

Palavras-chave:

Manga, Papaya, Segurança, Patógenos, bactérias

Resumo

TÍTULO PT: Aspectos de segurança microbiológica de manga (Mangifera indica) e papaya (Carica papaya): mini revisão

Esta revisão descreve diversos aspectos relacionados à segurança microbiológica em manga e mamão papaya como; incidência, surtos, internalização e crescimento/sobrevivência de patógenos bacterianos nestas frutas. Mangas e papayas são frequentemente servidas fatiadas em estabelecimentos alimentícios como pedaços frescos, em misturas para saladas, expostas em balcões e como polpas de frutas. No geral, estes produtos não passam por qualquer processo para eliminar microrganismos patogênicos antes do seu consumo e uma vida longa de prateleira poderia teoricamente fornecer tempo para que estes microrganismos se multipliquem sem afetar as qualidades organolépticas destas frutas e assim aumentar o risco de doenças de origem alimentar. Os dados apresentados nesta revisão mostram que baixas temperaturas podem diminuir o crescimento de microrganismos mas não inibi-los em mangas e papayas. Os melhores crescimentos foram observados na faixa de 22–37oC. Nos últimos 20 anos diversos surtos de salmonelose nestas frutas ou produtos feitos com as mesmas foram relatados. O controle da temperatura da água de lavagem de frutas é importante para prevenir a internalização de Salmonella spp. A implementação de estratégias como Boas Práticas Agrícolas, Boas Práticas de Produção e Análise Crítica de Pontos de Controle são importantes já que podem eliminar ou reduzir significantemente a contaminação microbiana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Lucia Penteado, Embrapa Meio Ambiente

    Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2003). É pesquisadora na Empresa Brasileira Pesquisa Agropecuária (Embrapa) unidade Meio Ambiente. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia e Segurança de Alimentos, atuando principalmente no estudo (crescimento, sobrevivência, resistência, antibacterianos, validação de métodos de santização) dos seguintes patógenos bacterianos, Listeria monocytogenes, Salmonella spp, em produtos agrícolas (frutas e vegetais). Atua em tecnologia emergente aplicação de ozônio em produtos agrícolas. Membro do Comitê do Codex sobre Higiene dos Alimentos, desde 2009.

    CV: http://lattes.cnpq.br/1084350310719666

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

Revisão

Como Citar

Microbiological safety aspects of mangoes (Mangifera indica) and papayas (Carica papaya): a mini-review. (2017). Vigilância Sanitária Em Debate , 5(2), 127-140. https://doi.org/10.22239/2317-269X.00779

Artigos Semelhantes

1-10 de 212

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)