Microbiological safety aspects of mangoes (Mangifera indica) and papayas (Carica papaya): a mini-review
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269X.00779Palavras-chave:
Manga, Papaya, Segurança, Patógenos, bactériasResumo
TÍTULO PT: Aspectos de segurança microbiológica de manga (Mangifera indica) e papaya (Carica papaya): mini revisão
Esta revisão descreve diversos aspectos relacionados à segurança microbiológica em manga e mamão papaya como; incidência, surtos, internalização e crescimento/sobrevivência de patógenos bacterianos nestas frutas. Mangas e papayas são frequentemente servidas fatiadas em estabelecimentos alimentícios como pedaços frescos, em misturas para saladas, expostas em balcões e como polpas de frutas. No geral, estes produtos não passam por qualquer processo para eliminar microrganismos patogênicos antes do seu consumo e uma vida longa de prateleira poderia teoricamente fornecer tempo para que estes microrganismos se multipliquem sem afetar as qualidades organolépticas destas frutas e assim aumentar o risco de doenças de origem alimentar. Os dados apresentados nesta revisão mostram que baixas temperaturas podem diminuir o crescimento de microrganismos mas não inibi-los em mangas e papayas. Os melhores crescimentos foram observados na faixa de 22–37oC. Nos últimos 20 anos diversos surtos de salmonelose nestas frutas ou produtos feitos com as mesmas foram relatados. O controle da temperatura da água de lavagem de frutas é importante para prevenir a internalização de Salmonella spp. A implementação de estratégias como Boas Práticas Agrícolas, Boas Práticas de Produção e Análise Crítica de Pontos de Controle são importantes já que podem eliminar ou reduzir significantemente a contaminação microbiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.