Oferta de frutas e hortaliças da agricultura familiar na alimentação escolar
DOI:
https://doi.org/10.22239/2317-269X.00758Palavras-chave:
olítica Pública, Alimentação Escolar, Agricultura Familiar, Frutas e HortaliçasResumo
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) vincula-se à agricultura familiar por Lei que determina que no mínimo 30,0% dos recursos financeiros repassados para os municípios pelo Governo Federal devam ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente deste segmento. O objetivo deste estudo foi avaliar a inserção de frutas e hortaliças provenientes da agricultura familiar na produção de refeições para a alimentação escolar, em municípios da Região Administrativa de Registro, SP. Foram realizadas entrevistas com nutricionistas do PNAE e o conteúdo foi analisado segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Dos 14 municípios da região, 11 compuseram a amostra deste estudo. Frutas e hortaliças in natura foram os alimentos mais adquiridos da agricultura familiar no ano de 2012. A oferta de alimentos, a falta de documentação e de preparo dos agricultores para a produção e a logística de distribuição foram entraves encontrados. O vínculo da agricultura familiar com o PNAE apresenta dificuldades para os municípios, entretanto há benefícios para todos os atores envolvidos na gestão do PNAE, com a maior oferta de frutas e hortaliças da própria região.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à REVISTA Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate e, representada por FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, estabelecida na Av. Brasil, nº 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-900, doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. 3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA. 4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.