A scale to evaluate customer attitudes towards food risks in restaurants

Autores

  • Gabriela Milhassi Vedovato Universidade Federal de São Paulo, Instituto Saúde e Sociedade, campus Baixada Santista
  • Deborah Helena Markowicz Bastos Department of Nutrition, Faculty of Public Health, University of São Paulo
  • Ana Maria Cervato Mancuso Department of Nutrition, Faculty of Public Health, University of São Paulo
  • Jorge Herman Behrens Department of Food and Nutrition, Faculty of Food Engineering, University of Campinas

DOI:

https://doi.org/10.3395/vd.v2n4.337

Palavras-chave:

Segurança de Alimentos, Serviços de Alimentação, Percepção de Risco, Estudo de Consumidor

Resumo

Título PT: Uma escala para avaliar as atitudes do cliente com relação aos riscos de alimentos em restaurantes

Métodos qualitativos em pesquisa social permitem uma compreensão mais aprofundada dos conhecimentos, percepções, valores, preferências dos indivíduos. Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento de uma escala para avaliar as atitudes dos clientes em relação à segurança de alimentos. Entrevistas em profundidade foram realizadas com clientes de dois restaurantes em São Paulo, Brasil, para levantar construtos de representação social por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para compor os itens da escala. Uma escala de Likert 5-pontos foi utilizada para avaliar o grau de concordância/discordância dos respondentes com cada item (n = 24). O instrumento desenvolvido foi testado (n = 61) para avaliar a validade e confiabilidade, e apresentou consistência interna satisfatória (α = 0,78, 17 itens). O estudo contribuiu com uma visão teórica e metodológica no desenvolvimento da escala, e identificou as representações sociais dos clientes nos restaurantes tipo buffet relacionados à higiene, gestão de riscos, perigos alimentares, responsabilidade e confiança nos sistemas alimentares. A metodologia proposta foi adequada para incentivar pesquisa de marketing e eficiência na gestão e comunicação de risco sobre questões em serviços de alimentação.

Publicado

2014-11-27

Como Citar

Vedovato, G. M., Bastos, D. H. M., Mancuso, A. M. C., & Behrens, J. H. (2014). A scale to evaluate customer attitudes towards food risks in restaurants. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 2(4), 53–61. https://doi.org/10.3395/vd.v2n4.337

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