Condições higiênico-sanitárias de unidades de alimentação e nutrição de escolas de educação infantil de Palmeira das Missões - RS

Autores

  • Kamila da Silva Brasil Fortes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões, Santa Maria, RS Autor
  • Carla Cristina Bauermann Brasil Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões, Santa Maria, RS Autor
  • Juliane Pereira da Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões, Santa Maria, RS Autor
  • Bárbara Dorneles Pontes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões, Santa Maria, RS Autor
  • Mariéli Lidiane Graupe Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões, Santa Maria, RS Autor

DOI:

https://doi.org/10.22239/2317-269X.00959

Palavras-chave:

Alimentação Escolar, Boas Práticas de Manipulação, Legislação sobre Alimentos, Qualidade dos Alimentos, Vigilância Sanitária

Resumo

Introdução: A alimentação deve ser acessível em quantidade suficiente, de modo regular e permanente, baseada totalmente nas boas práticas de manipulação dos alimentos. Objetivo: Assim, o objetivo deste estudo foi diagnosticar as condições higiênico-sanitárias das unidades de alimentação e nutrição de escolas de educação infantil de Palmeira das Missões-RS. Método: Este trabalho trata-se de uma pesquisa com abordagem transversal quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio da observação e aplicação in loco de uma lista de verificação em boas práticas do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar em sete escolas municipais de educação infantil. Resultados: A média do percentual de adequação geral em boas práticas das escolas avaliadas foi de 31,5 ± 4,3%. A categoria Edifícios e instalações da área de preparo de alimentos obteve o maior percentual de adequação com 50,5 ± 13,5%. Por outro lado, o bloco Recebimento obteve o menor índice de adequação. Conclusões: Esses resultados demonstram a importância do acompanhamento frente à elaboração, preparo e manipulação da alimentação escolar, bem como a estrutura física dos locais, no intuito de melhorar as condições higiênico-sanitárias da alimentação escolar ofertada aos alunos.

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Biografia do Autor

  • Kamila da Silva Brasil Fortes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões, Santa Maria, RS
    Nutricionista.
  • Carla Cristina Bauermann Brasil, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões, Santa Maria, RS

    Doutora e Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos - Especialista em Qualidade de Alimentos Bacharel e licenciada em Nutrição.

    Docente do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria.

  • Juliane Pereira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões, Santa Maria, RS
    Acadêmica do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Bárbara Dorneles Pontes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões, Santa Maria, RS
    Acadêmica do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Mariéli Lidiane Graupe, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões, Santa Maria, RS
    Acadêmica do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2017-08-31

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Condições higiênico-sanitárias de unidades de alimentação e nutrição de escolas de educação infantil de Palmeira das Missões - RS. (2017). Vigilância Sanitária Em Debate , 5(3), 37-43. https://doi.org/10.22239/2317-269X.00959