Successful experience in the control of Aedes aegypti without the use of poisons in Ceará backcountry

Authors

  • Fernando Ferreira Carneiro Fundação Oswaldo Cruz – Ceará, Fortaleza, CE Author
  • Vanira Matos Pessoa Fundação Oswaldo Cruz – Ceará, Fortaleza, CE Author
  • Ana Cláudia de Araújo Teixeira Fundação Oswaldo Cruz – Ceará, Fortaleza, CE Author
  • Maria Idalice Silva Barbosa Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Fortaleza, CE Author
  • Antonio Carlile Holanda Lavor Fundação Oswaldo Cruz – Ceará, Fortaleza, CE Author
  • Jurandi Frutuoso Silva Conselho Nacional de Secretários deSaúde (CONASS), Brasília, DF Author

DOI:

https://doi.org/10.3395/2317-269x.00775

Keywords:

Vector Control, Aedes Aegypti, Dengue, Zika, Chikungunya

Abstract

Brazil is going through a public health emergency and a triple epidemic of Dengue, Chikungunya and Zika, transmitted by the Aedes aegypti mosquito. Studies attested the inefficacy of conventional model of vector control used for over 30 years. The experience of the city of Pedra Branca in the backcountry of the state of Ceará, which broke with the hegemonic paradigm of chemical control for the vector-centered combat in Brazil, is presented. The council was successful in its vector control activities, presenting absence of local transmission of dengue for more than ten years, and reaching in 2016, 0.09% infestation index by Aedes aegypti in six months. This is the result of 15 years of work that has been maintained by successive municipal administrations, which includes: monthly visits by the endemics controlling agents; ovitraps; environmental monitoring; sealing shells; biological control; outbreaks delimitation; health education; integration of the Family Health Strategy with the endemic diseases controlling agents and the Education Office; and municipal administration support as a whole. The experience of Pedra Branca points out to more effective and sustainable ways that could be implemented in other local health systems, and which may guide actions against this triple epidemic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Fernando Ferreira Carneiro, Fundação Oswaldo Cruz – Ceará, Fortaleza, CE
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Mestrado em Saúde Ambiental pelo Instituto Nacional de Salud Pública de México (1999), Doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), e pós-doutorado em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - Portugal (2015). Possui experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em saúde e ambiente, e saúde no campo, atuando principalmente no diálogo entre o conhecimento científico e os saberes populares voltado para a melhoria das condições de vida das populações. Foi consultor do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Saúde e servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Coordenou a área de Epidemiologia Ambiental da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, e atuou como Coordenador Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde e foi professor e chefe do Departamento de Saúde Coletiva da UnB. Atualmente é Pesquisador e Diretor da Fiocruz Ceará. É Professor Colaborador do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da UnB. É credenciado aos Programas de Mestrado em Trabalho, Ambiente e Movimentos Sociais da ENSP/FIOCRUZ; Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da UnB e do Mestrado em Saúde da Família da Fiocruz Ceará. Participa do GT de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva- ABRASCO. Coordena o Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas - Teia de saberes e práticas
  • Vanira Matos Pessoa, Fundação Oswaldo Cruz – Ceará, Fortaleza, CE
    Pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz, doutora em Saúde Coletiva (UFC - 2015 ), mestre em Saúde Pública (UFC - 2010) Especialista em Educação Comunitária em Saúde (ESP/CE - 2007) e Residência em Saúde da Família (UVA - 2004). Tem experiência profissional no SUS com atuação na estratégia de saúde da família (ESF) e de pesquisa e ensino na atenção primária à saúde (APS), saúde do trabalhador, saúde ambiente, na formação dos profissionais da APS e em gestão em saúde. Os temas de mais interesses relacionam-se a atenção primária à saúde, saúde da família, saúde ambiente, saúde do trabalhador, saúde no campo, floresta e águas, impacto dos agrotóxicos na saúde humana.
  • Ana Cláudia de Araújo Teixeira, Fundação Oswaldo Cruz – Ceará, Fortaleza, CE
    Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1991), Especialista em Formação Docente na Área de Vigilância da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (2011), Mestre em Saúde Pública, pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutora em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (2008). Técnica do Serviço de Vigilância à Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente/Vigilância Sanitária/Coordenação de Vigilância Controle e Avaliação em Saúde/Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (2003 a 2004). Professora da Escola de Saúde Pública do Ceará (2000 a 2004 e 2008 a 2010), da Faculdade Integrada do Ceará (2001 a 2004) e da Faculdade de Medicina/Universidade Federal do Ceará (2009 a 2010). Estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva - Linha de Pesquisa Produção, Ambiente e Saúde como Bolsista do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores ? PRODOC/CAPES (2010 a 2013). Membro do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (2011 a 2013) tendo atuado como professora colaboradora das disciplinas Produção, Ambiente e Saúde e Tópicos Avançados em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Professora Visitante da área de Epidemiologia, Ambiente e Trabalho/Departamento de Saúde Coletiva/Faculdade de Ciências da Saúde/Universidade de Brasília (2013-2015). Pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Ceará - Área de Saúde e Ambiente (2015 - atual). Atua na área de Saúde Coletiva com ênfase no campo das relações Produção, Ambiente e Saúde; e sobre as temáticas Territorialização em Saúde, Justiça Ambiental e Conflito Ambiental. Tem experiência em desenho de currículos e elaboração de material didático-pedagógico voltados para formação na área de saúde coletiva: saúde do trabalhador, saúde ambiental, vigilância da saúde, atenção primária à saúde.
  • Maria Idalice Silva Barbosa, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Fortaleza, CE
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é desenho de currículo profissionalizante - Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia comunitária, agente de saúde, saúde pública, educação em saúde e intervenção comunitária.
  • Antonio Carlile Holanda Lavor, Fundação Oswaldo Cruz – Ceará, Fortaleza, CE
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1964) . Atualmente é Secretário executivo do Núcleo Ceará do Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva.
  • Jurandi Frutuoso Silva, Conselho Nacional de Secretários deSaúde (CONASS), Brasília, DF
    Graduado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (1981); especialista em Gestão de Sistemas Locais de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP (1998); Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília - UnB (2013). Atualmente é secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e conselheiro do Conselheiro Nacional de Saúde (CNS). Secretaria de Estado da Saúde do Ceará (2003 a 2006); presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) no período 2006/2007; membro do Conselho Diretivo da Escola de Saúde Pública do Ceará de 2003 a 2006; presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar(ISGH) de 2003 a 2006; Secretário Municipal de Saúde de Pedra Branca/Ceará(1997/2002) e presidente do Conselho de Secretários e Secretarias Municipais de Saúde do Ceará-COSSEMS (2001/2002).

Published

2016-05-31

Issue

Section

Experience report

How to Cite

Successful experience in the control of Aedes aegypti without the use of poisons in Ceará backcountry. (2016). Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology , 4(2), 126-131. https://doi.org/10.3395/2317-269x.00775