Arsênico - saúde: uma relação que exige vigilância

Autores

  • Juliana Monteiro Bastos da Silva Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/Fiocruz) Autor
  • Ramon J. Barrio Universidad del Pays Vasco Autor
  • Josino Costa Moreira Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) Autor

DOI:

https://doi.org/10.3395/vd.v2n1.130

Palavras-chave:

arsênico, contaminação humana, vigilância à saúde, vigilância sanitária, arsênico em alimentos

Resumo

Sob o ponto de vista da saúde humana o arsênico (As) é um elemento paradoxal: é um componente natural do organismo, onde se acredita participe de funções essenciais, é considerado comprovadamente carcinogênico, fazendo parte do Grupo 1 do IARC, e é utilizado como medicamento contra alguns tipos de câncer. Essa ambiguidade expõe a necessidade de se compreenderem os reais mecanismos dos processos biológicos que envolvem esse elemento. Sabe-se que esse mecanismo é complexo e influenciado por uma série de fatores ambientais e genéticos. Assim, este artigo procura apontar algumas lacunas no atual conhecimento e apresenta alguns resultados que justificam a importância de se estruturar nacionalmente um programa de vigilância à saúde que deveria se iniciar pelo conhecimento das concentrações relativas das formas arsenicais nos alimentos consumidos no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Monteiro Bastos da Silva, Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/Fiocruz)
    Mestranda do Curso de Vigilância Sanitária
    Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde / Fundação Oswaldo Cruz
  • Ramon J. Barrio, Universidad del Pays Vasco
    Departamento de Quimica Analítica
    Faculdad de Farmácia
    Universidad del Pays Vasco

    Vitoria-Gasteiz

    Espanha

  • Josino Costa Moreira, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ)

    Possui graduação em Farmacia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1967), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Quimica - Loughborough University (1991). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroanalítica, atuando principalmente nos seguintes temas: rio de janeiro, contaminação ambiental, voltammetry, chumbo e agrotoxicos. Fator H = 25 (base Scopus, 2011).
    CV: http://lattes.cnpq.br/9103989779392600

Downloads

Publicado

2014-02-27

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Arsênico - saúde: uma relação que exige vigilância. (2014). Vigilância Sanitária Em Debate , 2(1), 57-63. https://doi.org/10.3395/vd.v2n1.130

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)