Conformidade normativa dos estabelecimentos de educação infantil privados de Gravataí, RS

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Vigilância em Saúde, Gestão em Saúde, Administração pública

Resumo

Introdução: No estado do Rio Grande do Sul, a Portaria Estadual nº 172, de 3 de maio de 2005, estabelece o regulamento técnico para licenciamento de Estabelecimentos de Educação Infantil (zero-seis anos), incluindo: aspectos relacionados com higiene, conservação e  organização dos ambientes, móveis e utensílios; profissionais mínimos necessários  presentes no quadro funcional; a necessidade de um projeto arquitetônico aprovado na Vigilância Sanitária municipal; autorização de funcionamento expedida pelo Conselho Estadual ou Municipal de    Educação, entre outros. Objetivo: Descrever a conformidade normativa dos Estabelecimentos de Educação Infantil privados existentes no município de Gravataí (Rio Grande do Sul), no período de janeiro de 2018 a abril de 2019. Método: Foram empregados como fonte de dados os documentos exigidos para regularização dos   estabelecimentos junto à Vigilância Sanitáriae à Secretaria Municipal de Educação. Resultados: Dos 69 estabelecimentos registados no período, quatro foram interditados pela Vigilância Sanitária, cinco encerraram as atividades e 60 permaneciam ativos. Entre os 60 estabelecimentos ativos, oito possuíam alvará sanitário vigente, 20 possuíam projeto arquitetônico aprovado na Vigilância Sanitária municipal, 36 estabelecimentos possuíam documentação mínima e aprovação pelo Conselho Municipal de Educação de Gravataí e 13 contavam com professores devidamente habilitados. Conclusões: A maioria dos estabelecimentos não preenchia os requisitos presentes na Portaria Estadual que regulamenta o licenciamento de funcionamento dos mesmos.

Biografia do Autor

Suelen Cavalheiro Teixeira, Secretaria Municipal de Saúde, Gravataí, RS, Brasil

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é nutricionista da Prefeitura Municipal de Gravataí. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Vigilância em Saúde.

Ronaldo Bordin, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estando vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Saúde Coletiva. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Administração e Planejamento em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: administração e planejamento em saúde, gestão em saúde, política de saúde, saúde coletiva e epidemiologia de serviços.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Teixeira, S. C., Silva, P. S. da ., & Bordin, R. (2021). Conformidade normativa dos estabelecimentos de educação infantil privados de Gravataí, RS. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 9(2), 117–122. Recuperado de https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1464

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.