Avaliação das condições higiênico-sanitárias de açougues em Uberlândia, Minas Gerais

Autores

Palavras-chave:

Condições Higiênico-sanitárias; Açougue; Carnes Transformadas

Resumo

Introdução: No município de Uberlândia (MG), os comércios varejistas de carnes são classificados em categoria A, B e C e, dependendo da categoria de classificação/atividade  exercida, devem cumprir exigências referentes à estrutura e aos procedimentos. Objetivo: Verificar as condições higiênico-sanitárias desses estabelecimentos após sua regulamentação na cidade de Uberlândia. Método: Foram analisados documentos das inspeções realizadas entre os meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016, em 14 açougues categoria A, que solicitaram alvará sanitário. Resultados: Os achados foram categorizados em cinco blocos, a saber: 1) situação e condições de edificação; 2) equipamentos e utensílios; 3) pessoal na área de produção, manipulação e venda; 4) armazenamento e exposição de produtos industrializados; 5) produção e exposição de produtos artesanais. Os blocos que apresentaram a menor ocorrência de não conformidades foram os relacionados à estrutura física (22,5%), equipamentos e utensílios (18,3%) e pessoal na produção, manipulação e venda (28,6%). Por outro lado, os dados apontam que os itens referentes aos blocos 4 e 5 foram os com maior ocorrência de não conformidade. Conclusões: Os açougues categoria A da cidade de Uberlândia apresentaram poucas não conformidades referentes a estruturas e grande deficiência relacionada aos procedimentos.

Biografia do Autor

Katiuce Aparecida de Oliveira, Vigilância Sanitária, Uberlândia, MG, Brasil

Mestra em ciência e tecnologia de alimentos pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2017), especialista em Gestão da segurança de alimentos (SENAC, 2016) e direito Público em direito sanitário (AVM faculdade Integrada, 2016) e Graduada em Tecnologia em alimentos pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2013). Atualmente é técnico em alimentos atuando na vigilância sanitária da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Possui experiência na área de docência em gestão da qualidade e na área de Ciência e tecnologia de alimentos com enfase no processamento de leite em pó e leite UHT, controle de qualidade dos alimentos, conservação e segurança dos alimentos. Atua nos seguintes temas: atuando principalmente nos seguintes temas: segurança alimentar, produtos dispensados de registro, minicurso, rotulagem e rotulagem de alimentos.

Eliane Cristina Lombardi, Vigilância Sanitária, Uberlândia, MG, Brasil

Graduação em Engenharia de Alimentos pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (2009). Possui pós- graduação Latu sensu em Biotecnologia, Qualidade e Segurança Alimentar pela Faculdades Pitágoras Uberlândia e Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM. Atualmente atuo como técnica de fiscalização sanitária na Prefeitura Municipal de Uberlândia. Apresenta experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Alimentos. Ministrei aulas no curso técnico em alimentos e em cursos de manipuladores de alimentos.

Renata Almeida Noronha, Vigilância Sanitária, Uberlândia, MG, Brasil

Especialista em biotecnologia, qualidade e segurança alimentar na área de ciência e tecnologia de alimentos pela Faculdade Pitágoras de Uberlândia Minas Gerais (2014). Graduado em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM (2009). Atualmente é técnico de fiscalização sanitária - especialidade alimentos atuando na vigilância sanitária da Prefeitura de Uberlândia. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase em Controle de qualidade de alimentos, Conservação e Segurança dos Alimentos.

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Aparecida de Oliveira, K. ., Cristina Lombardi, E. ., & Almeida Noronha, R. . (2020). Avaliação das condições higiênico-sanitárias de açougues em Uberlândia, Minas Gerais. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 8(4), 108–115. Recuperado de https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1511