Principais irregularidades em estabelecimentos sujeitos a controle sanitário

Autores

Palavras-chave:

Vigilância Sanitária; Inspeção Sanitária; Risco Sanitário

Resumo

Introdução: A fiscalização sanitária verifica o cumprimento de normas e regulamentos técnicos visando segurança e qualidade. A Vigilância Sanitária de Minas Gerais possui um sistema de notificação de situações de risco sanitário que possibilita a coleta sistemática e análise de dados relativos às inspeções sanitárias. Esses dados são usados para identificação do risco sanitário no território e consequente definição de ações. Objetivo: Determinar as irregularidades mais frequentemente encontradas durante as inspeções sanitárias realizadas em Minas Gerais. Método: Estudo transversal das irregularidades sanitárias declaradas por fiscais sanitários de Minas Gerais nos formulários relativos às inspeções, inseridas na Planilha de Notificações de Riscos e Situações de Riscos 2019. As frequências encontradas de cada tipo de irregularidade foram determinadas e ordenadas. Resultados: As irregularidades mais comumente encontradas, decrescentemente, são: problemas de Documentação/Garantia da qualidade; infraestrutura inadequada; irregularidades de Organização e Higiene; irregularidades em equipamentos, incluindo manutenção preventiva e calibração; falhas na qualidade dos produtos; recursos humanos; e problemas de gerenciamento de resíduos. Todas essas irregularidades têm graus variados de potencial risco sanitário, mesmo que estejam, muitas vezes, sujeitas às mesmas medidas, educativas e/ou coercitivas, por parte da Vigilância Sanitária. Conclusões: O conhecimento das principais irregularidades encontradas nos estabelecimentos inspecionados é uma informação de alta relevância para a fiscalização sanitária para um diagnóstico territorial, otimização do processo de trabalho e para orientar as ações de educação e instrução, de forma a permitir uma efetiva intervenção dos serviços nesses problemas.

Biografia do Autor

Daniela Fernandes César, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais(2005) e especialização em Gestão da Vigilância Sanitária pela Hospital Sírio-Libanês(2018). Atualmente é EPGS da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva.

Patrícia Maria de Faria e Silva, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil

Autoridade Sanitária da Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde da Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Assessora da Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Mestrado Profissional em Microbiologia Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2009). Graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2005) e graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999).

Saraid da Costa Figueiredo , Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil

Discente do Curso de Gestão de Serviços em Saúde na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estágiaria na Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), no Progama Vigi Risco, voluntária dos projetos de extensão; Cuidar de Quem Cuida e Leitura é Saúde.

Filipe Curzio Laguardia, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil

Atualmente é Estagiário da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos.

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Fernandes César, D. ., de Faria e Silva, P. M., da Costa Figueiredo , S. ., & Curzio Laguardia, F. . (2020). Principais irregularidades em estabelecimentos sujeitos a controle sanitário. Vigil Sanit Debate, Rio De Janeiro, 8(4), 101–107. Recuperado de https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1518

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.